Mundo

Biden nomeia Jeff Zients como novo chefe do gabinete da Casa Branca

Zients substitui Ron Klain, que estava no cargo desde o início do mandato de Biden

Zients, que coordenou a equipe de resposta à pandemia de Covid-19 quando Biden assumiu o cargo, é considerado um tecnocrata astuto (AFP/AFP Photo)

Zients, que coordenou a equipe de resposta à pandemia de Covid-19 quando Biden assumiu o cargo, é considerado um tecnocrata astuto (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 14h51.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nomeou, nesta sexta-feira (27), o ex-coordenador da resposta contra a covid da Casa Branca, Jeff Zients, como chefe de seu gabinete.

Zients substitui Ron Klain, que estava no cargo desde o início do mandato de Biden e foi uma das pessoas mais próximas do presidente de 80 anos, quem acompanhou ao longo de sua carreira política.

Na nova função, o chefe de gabinete da Casa Branca terá múltiplas atribuições, desde gerenciar quem pode ter acesso a Biden e organizar sua agenda, até falar com agentes políticos, atuar na gestão de crises e ser uma fonte de ideias para o líder do Executivo.

"Durante os últimos 36 anos, Ron e eu passamos por várias batalhas juntos. E quando se está nas trincheiras com alguém durante tanto tempo como eu estive com Ron, você realmente conhece a outra pessoa. Você sabe do que vocês são feitos", disse o presidente em um comunicado.

Zients, que coordenou a equipe de resposta à pandemia de Covid-19 quando Biden assumiu o cargo, é considerado um tecnocrata astuto, porém, sem as profundas conexões políticas de Klain.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos

Oposição venezuelana diz na Colômbia que Edmundo González será empossado hoje