Mundo

Biden falará na Pensilvânia sobre segurança e armas de fogo nos EUA

Biden prometeu pronunciar um discurso sobre a necessidade de salvar a "alma" dos Estados Unidos

O presidente quer passar uma mensagem de firmeza contra o crime (AFP/AFP)

O presidente quer passar uma mensagem de firmeza contra o crime (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 30 de agosto de 2022 às 15h42.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita nesta terça-feira, 30, a Pensilvânia para falar sobre segurança e armas de fogo, na primeira de três viagens a esse estado-chave para as eleições legislativas de novembro.

Biden prometeu na quinta-feira pronunciar um discurso sobre a necessidade de salvar a "alma" dos Estados Unidos na Filadélfia, cidade da Pensilvânia considerada o berço da nação.

Nesta terça-feira ele falará na modesta cidade de Wilkes Barre, em uma espécie de retorno às suas raízes, já que o democrata de 79 anos nasceu na cidade vizinha de Scranton.

O presidente quer passar uma mensagem de firmeza contra o crime e promete novas reformas para as armas de fogo, enquanto tiroteios indiscriminados continuam assolando o país.

Em resposta aos republicanos que consideram os democratas negligentes na questão da segurança, Biden ressalta que seus opositores não apoiaram no Congresso maiores investimentos nessa área.

O presidente disse que quer ir além de uma lei que homologou recentemente sobre a posse de armas de fogo e que é a primeira norma em décadas sobre limitações às armas.

"Devemos agir para proibir fuzis de assalto", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

O tema é uma forma de mobilizar a Pensilvânia antes das eleições de meio de mandato em novembro, tradicionalmente difícil para o partido instalado na Casa Branca, mas que Biden e os democratas encaram com otimismo renovado.

Com a intenção de ganhar votos para seu partido em ascensão, o presidente democrata planeja visitar a Pensilvânia três vezes na semana (terça, quinta e na próxima segunda). O controle do Senado, atualmente nas mãos dos democratas por uma estreita maioria, pode estar em jogo nesse estado.

As eleições ao Senado na Pensilvânia colocam o democrata John Fetterman, ex-prefeito de uma cidade atormentada pela desindustrialização, contra o republicano Mehmet Oz, um médico que virou estrela de TV apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.

Para apoiar seu candidato, Trump é esperado no sábado em Wilkes Barre.

LEIA TAMBÉM:

Em pacote anti-inflação, Biden garante investimento histórico em agenda climática

Biden celebra dado de inflação dos EUA e vê economia 'no caminho certo'

Acompanhe tudo sobre:CongressoDonald Trumpeconomia-internacionalEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional

Bruxelas diz que negociação com Mercosul está progredindo, mas não dá prazo para conclusão

EUA criticam mandados de prisão da Corte de Haia contra Netanyahu e ex-ministro

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas