Mundo

Biden diz ser cedo para estimar impacto do furacão Milton e critica Trump

Presidente dos EUA garante que todos os recursos federais estão à disposição para ajudar a Flórida

Joe Biden, durante ensaio no palco da Convenção Democrata, em Chicago (Saul Loeb/AFP)

Joe Biden, durante ensaio no palco da Convenção Democrata, em Chicago (Saul Loeb/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 18h54.

Tudo sobreJoe Biden
Saiba mais

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira que ainda é cedo para estimar a escala da destruição causada pelo furacão Milton, que atingiu a Flórida na noite de quarta-feira. Apesar disso, ele garantiu que todos os recursos do governo federal estão sendo empregados na operação de apoio e reconstrução. Mesmo após perder força antes de atingir o continente, a tempestade chegou ao estado como um furacão de categoria 3, com ventos de quase 200 km/h, fortes chuvas e tornados.

Desinformação e críticas a Trump

Biden voltou a criticar a propagação de desinformação sobre a tormenta e enviou um recado ao ex-presidente Donald Trump, pedindo para que ele “arrume o que fazer” e “ajude as pessoas”. [Grifar] A crítica reforça a postura do democrata em relação às polêmicas envolvendo a oposição republicana.

Na breve declaração à imprensa, realizada na Casa Branca, Biden destacou que as condições ainda são muito perigosas. Ele alertou que muitas das mortes relacionadas às tempestades não acontecem durante o evento, mas sim após sua passagem. O presidente fez um apelo para que as pessoas que estão em abrigos ou isoladas aguardem a orientação das autoridades locais e evitem arriscar suas vidas.

Coordenação com autoridades locais

O democrata também mencionou que está em contato com o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, e que conversou com "entre 10 e 15 prefeitos" de áreas afetadas para coordenar as operações de resposta. Biden reafirmou o comprometimento federal, declarando: “Estamos oferecendo tudo o que eles precisam”.

Acompanhe tudo sobre:Joe Biden

Mais de Mundo

Perdas com o furacão Milton podem ultrapassar US$ 50 bilhões para seguradoras

Trump promete desconto em impostos para quem comprar carros nos EUA

Agro, energia e biocombustíveis: a nova estratégia da Itália para ampliar os negócios com o Brasil

Furacão Milton: Flórida anuncia multas de até US$ 25 mil para quem elevar preços de bens essenciais