Mundo

Biden alerta para redução das liberdades e promete apoiar a democracia

O político democrata também se comprometeu a empreender esforços para conter o avanço do autoritarismo tanto nos EUA quanto no exterior

EUA: Biden acusou autocratas de buscarem aumentar o poder e influência por meio da exploração de desafios contemporâneos (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

EUA: Biden acusou autocratas de buscarem aumentar o poder e influência por meio da exploração de desafios contemporâneos (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 14h20.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou para o risco de restrições das liberdades individuais em todo o mundo, em discurso de abertura da Cúpula sobre Democracia, que reúne líderes e ativistas de mais de 100 países em conferência virtual hoje e amanhã.

O político democrata também se comprometeu a empreender esforços para conter o avanço do autoritarismo tanto nos EUA quanto no exterior, incluindo investimentos de cerca de US$ 224 milhões para a causa no ano que vem, além de uma estratégia para combater a corrupção global. "O fortalecimento de nossas instituições democráticas demandam esforços constantes", disse Biden nesta quinta-feira, 9.

O líder da Casa Branca não citou governos estrangeiros nominalmente, mas a ausência de Rússia e China na lista de convidados para a cúpula chamou a atenção de especialistas. Os dois países criticaram o evento e disseram que Washington se engaja em uma "mentalidade de Guerra Fria".

Biden acusou autocratas de buscarem aumentar o poder e influência por meio da exploração de desafios contemporâneos. "A democracia, o governo do povo, pela povo e para o povo, pode às vezes ser frágil, mas é também inerentemente resiliente", afirmou.

O presidente americano acrescentou que sua agenda econômica doméstica, com investimentos sociais, pode ajudar a reduzir as insatisfações internas com o sistema democrático. "Vamos liderar pelo exemplo, investindo em nossa própria democracia", pontuou.

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Mais na Exame