Mundo

BID emprestará US$ 10 mi para pensões de empregados públicos

O empréstimo destina-se a modernizar o sistema de pensões dos funcionários das administrações municipais do Brasil


	Presidente do BID, Luis Alberto Moreno: a medida será desenvolvida pelo Ministério de Previdência Social, explicou o banco
 (AFP)

Presidente do BID, Luis Alberto Moreno: a medida será desenvolvida pelo Ministério de Previdência Social, explicou o banco (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 17h05.

Washington - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nesta segunda-feira a aprovação de um empréstimo de US$ 10 milhões para modernizar o sistema de pensões dos empregados públicos das administrações municipais do Brasil.

Após uma primeira etapa, finalizada em 2010 e na qual se fortaleceu o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), se procura agora concentrar-se "na assistência técnica às prefeituras para melhorar sua capacidade administrativa e de geração de informação sobre os beneficiados do sistema".

Este novo capítulo será desenvolvido pelo Ministério de Previdência Social, explicou o BID em nota de imprensa.

Os fundos têm como objetivo desenvolver um sistema de informação estruturada necessário para tramitar a política de aposentadoria, e evitar assim perdas financeiras e dificuldades para atender as necessidades dos empregados e seus familiares.

Especificamente, foram atualizados os registros de empregados ativos e inativos e de aposentados, e 50 prefeituras receberão os sistemas tecnológicos necessários.

Além disso, se capacitará em finanças, contabilidade e tecnologia de informação 1.040 funcionários municipais e 240 administradores do Regime Próprio de Previdência (RPP).

"Tentaremos melhorar a contabilidade municipal e criar e divulgar conhecimentos especializados, com objeto de atender às necessidades de um sistema de previdência social que funciona em uma sociedade dinâmica em termos de trabalho, condições sociais e demografia", assegurou Claudete Camarano, chefe da equipe do projeto do BID.

O programa respaldará a Secretaria de Previdência Social com pesquisa e 12 estudos de diagnóstico. Além disso, se oferecerá cursos de aprendizagem à distância a 150 prefeituras e capacitação para 500 auditores.

O empréstimo do BID conta com um período de amortização de 20 anos e um período de carência de cinco anos. 

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaBenefíciosPrevidência SocialSalários

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua