Mundo

Bernanke manifesta cautela sobre ritmo de crescimento

Ele também afirmou que a recuperação da economia norte-americana começou no final do verão passado

Ben Bernake, presidente do Fed, disse que a economia americana vai crescer, mas em ritmo lento.  (.)

Ben Bernake, presidente do Fed, disse que a economia americana vai crescer, mas em ritmo lento. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, reafirmou na noite da última segunda-feira que a economia norte-americana vai continuar a se recuperar, mas disse que o ritmo não será forte o suficiente para reduzir rapidamente o desemprego.

Bernanke disse que a recuperação começou provavelmente em algum momento do final do verão passado (nos EUA). A "notícia muito boa", acrescentou, é que os gastos dos consumidores e os investimentos das empresas parecem estar tomando o lugar dos declinantes estímulos governamentais na reabilitação da economia. "O mais provável é que teremos recuperação contínua, mas ela não será impressionante", declarou, numa entrevista ao jornalista Sam Donaldson, da ABC News, no Woodrow Wilson Center.

O ritmo moderado do crescimento está ajudando a manter os preços sob controle, permitindo que o Fed deixe as taxas de juros de curto prazo perto de zero, a fim de estimular a recuperação. A expectativa é que o Fed mantenha as taxas no menor nível da história em sua próxima reunião, nos dias 22 e 23.

Bernanke enfatizou que o banco central olha além da inflação e do desemprego para fixar as taxas de juros de curto prazo, destacando os mercados financeiros como um fator importante. Desde a intensificação da crise da dívida europeia, há um mês, o mercado financeiro dos EUA enfrenta dificuldades, o que aumenta a probabilidade de que o Fed adie a elevação dos juros. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre os Estados Unidos

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEconomistasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidades

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA