Mundo

Berlusconi pode desistir de candidatura em 2013

O centro-direitista Berlusconi, de 76 anos, vinha sinalizando a intenção de tentar voltar ao poder nas eleições previstas para abril

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 19h44.

Roma - O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi pode desistir de disputar as eleições de 2013 se isso garantir a formação de uma ampla aliança entre partidos centristas, disse na segunda-feira o secretário do seu partido, o Povo da Liberdade (PDL).

O centro-direitista Berlusconi, de 76 anos, vinha sinalizando a intenção de tentar voltar ao poder nas eleições previstas para abril.

"Pretendemos fazer todos os esforços para unir uma grande área moderada como alternativa à esquerda", disse Angelino Alfano, do PDL, em entrevista coletiva com outros líderes partidários.

Ele convidou Pier Ferdinando Casini, líder do partido centrista UDC - ex-aliado do PDL -, para participar de uma nova aliança moderada.

"Se, como as coisas parecem se encaminhar, Silvio Berlusconi não se colocar como candidato para favorecer a unificação do campo moderado, você tem o direito, a possibilidade, o dever de desempenhar um papel na reconstrução do campo moderado", disse ele a Cassini.

Líderes do PDL têm pressionado Berlusconi a anunciar logo seus planos, mas ele ainda não confirmou se vai disputar o cargo de premiê ou se assumirá um papel nos bastidores.

As pesquisas eleitorais apontam um favoritismo do Partido Democrático (centro-esquerda) sobre o PDL e seus aliados.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsEleições

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza