Mundo

BCE: economia da zona do euro segue crescendo

Bruxelas - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet afirmou que a recuperação econômica da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam a moeda única) prosseguiu no primeiro semestre deste ano. Em comunicado divulgado após a decisão do BCE de manter a taxa de juros básica inalterada em 1% ao ano, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Bruxelas - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet afirmou que a recuperação econômica da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam a moeda única) prosseguiu no primeiro semestre deste ano. Em comunicado divulgado após a decisão do BCE de manter a taxa de juros básica inalterada em 1% ao ano, Trichet disse que as taxas atuais permanecem apropriadas.

O BCE espera que os preços continuem moderados durante o horizonte de médio prazo relevante para a política econômica, segundo Trichet. Pressões inflacionárias globais podem persistir, enquanto as pressões domésticas deverão continuar baixas.

Trichet afirmou esperar que a economia da zona do euro cresça a um ritmo moderado, em meio a um ambiente de tensões contínuas em alguns segmentos do mercado financeiro e de grandes incertezas. Essa avaliação foi refletida nas projeções macroeconômicas da equipe do Eurosystem para a zona do euro, segundo as quais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dá área vai ficar entre 0,7% e 1,3% em 2010 e entre 0,2% e 2,2% em 2011.

Trichet afirmou ainda que o mercado monetário não está funcionando. A autoridade comentou também que o elevado uso da linha de depósitos da instituição reflete parcialmente as tensões que existem atualmente. Segundo Trichet, a decisão do BCE de começar a comprar bônus de governos da zona do euro no mês passado foi provocada pela ameaça de mercados disfuncionais, que estavam interferindo na transmissão da política monetária. Trichet disse que ainda é preciso manter as compras de bônus no momento.

A autoridade, porém, enfatizou que todas as medidas extraordinárias do BCE são temporárias e que as compras de bônus não representam uma mudança na política monetária. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaMercado financeiro

Mais de Mundo

Primeira viagem de Milei à Espanha como presidente não terá honras militares e coletiva de imprensa

Suprema Corte dos EUA confirma proibição de posse de armas a agressores domésticos

Tribunal impõe penas de prisão à família mais rica do Reino Unido por exploração de funcionários

Dez prefeitos da oposição na Venezuela são inabilitados por 15 anos após apoio a Edmundo González

Mais na Exame