Mundo

Barroso diz que saída de Portugal do euro seria uma "tragédia"

Barroso, ex-premiê português, disse em entrevista ao canal de TV local RTP que deixar a zona do euro seria um "cenário que não deveria nem ser considerado".

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso (Rodrigo César/EXAME.com)

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso (Rodrigo César/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 20h50.

Lisboa - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, alertou Portugal nesta segunda-feira que deixar a zona do euro seria uma "tragédia". Barroso, ex-premiê português, disse em entrevista ao canal de TV local RTP que deixar a zona do euro seria um "cenário que não deveria nem ser considerado".

"Isso seria uma tragédia para Portugal", afirmou ele quando questionado sobre as propostas de alguns economistas de o país não mais adotar a moeda única. Ele disse que Portugal tem capacidade de preencher os requisitos para receber um plano de ajuda de 78 bilhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, permitindo novamente que o país cresça.

"Portugal tem todas as condições exigidas para deixar sua situação difícil para trás", afirmou Barroso, acrescentando que o governo de coalizão de maioria de centro-direita apoia amplamente os termos de um acordo de empréstimo.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEuropaPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Papa Francisco nomeia cardeal pró-imigração e crítico de Trump como arcebispo de Washington

Macron acusa Musk de apoiar 'nova internacional reacionária'

Trump volta a sugerir anexação do Canadá após renúncia de Trudeau

Biden denuncia esforço para ‘apagar’ memória do Capitólio e pede que americanos não esqueçam ataque