Mundo

Barco do Greenpeace é rebocado para porto russo

Navio quebra-gelos do Greenpeace que viajou ao Ártico para denunciar projetos de exploração das empresas petroleiras está sendo rebocado para porto russo

Guardas russos invadem um navio do Greenpeace: barco foi rebocado "para realizar procedimentos jurídicos", disseram autoridades russas (AFP)

Guardas russos invadem um navio do Greenpeace: barco foi rebocado "para realizar procedimentos jurídicos", disseram autoridades russas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 14h22.

Moscou - Uma embarcação quebra-gelos da organização Greenpeace que viajou ao Ártico para denunciar projetos de exploração das empresas petroleiras está sendo rebocado para o porto russo de Murmansk (norte), depois que guardas de fronteira invadiram o barco, informou a ONG.

"Atualmente o barco Arctic Sunrise é rebocado para o porto de Murmansk", afirma o Greenpeace em sua conta no Twitter.

"Decidimos rebocar o Arctic Sunrise ao porto de Murmansk para realizar procedimentos jurídicos" anunciou o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia.

Um dirigente do Greenpeace na Rússia, Roman Dolgov, que está no barco, afirmou que os integrantes da organização correm o risco de ser acusados de "terrorismo e de investigações ilegais".

O Greenpeace enviou o "Artic Sunrise" ao Ártico para protestar contra o projeto de perfuração da principal empresa de petróleo russa, a Rosneft, e da americana ExxonMobil, que pretendem realizar prospecções perto do Parque Nacional Ártico Russo, segundo a organização.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralÁsiaEuropaEnergiaIndústriaRússiaGreenpeaceBarcos

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE