Mundo

Barack Obama desembarca na China para participar do G20

Os presidentes dos EUA e China tratarão de aspectos mais "positivos" das relações bilaterais

Presidentes: Barack Obama (EUA) e Xi Jinping (China) em início do G20 2016 (Reuters)

Presidentes: Barack Obama (EUA) e Xi Jinping (China) em início do G20 2016 (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2016 às 08h32.

Hangzhou (China) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado em Hangzhou, na China, onde inicia sua 11ª e última viagem de seu mandato à Ásia, onde se espera que reafirme a mudança que este continente que deu a política externa americana sob sua presidência.

O avião de Obama aterrissou por volta das 14h25 (hora local) no Aeroporto Internacional de Hangzhou (capital da Província de Zhejiang), cidade que sediará a cúpula do G20, domingo e segunda-feira.

Hoje, na véspera do encontro internacional, Obama começará sua agenda asiática com uma longa reunião com o presidente da China, Xi Jinping, anfitrião da primeira cúpula do G20 que será sediada pela segunda economia mundial.

Os presidentes tratarão de aspectos mais "positivos" das relações bilaterais, adiantou o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, e é aguardado que ambos possam anunciar a ratificação do pacto alcançado na cúpula do clima de Paris (COP21), em dezembro do ano passado.

A Assembleia Nacional Popular, o Parlamento chinês, já ratificou hoje o acordo ao término de sua sessão bimestral.

Além disso, eles já preveniram que não evitarão abordar questões que tenham diferenças: as disputas territoriais no mar da China Meridional, as divergentes estratégias para abordar a ameaça nuclear norte-coreana e a situação dos direitos humanos na China.

Após sua reunião hoje com Xi e outros possíveis encontros bilaterais, a Casa Branca confirmou que Obama se reunirá no domingo, antes que comece a cúpula, com a primeira-ministra britânica, Theresa May, e com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Barack Obama vai encerrar sua participação no G20 com uma entrevista coletiva na segunda-feira, antes de seguir para Laos, se tornando no primeiro presidente americano que visita esse país. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEstados Unidos (EUA)G20Países ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia