Mundo

Banco Mundial eleva previsão de crescimento da China

Economistas ainda esperam mais medidas para conter a forte expansão da economia chinesa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Priorizar nos meus resultados Google

O Banco Mundial (Bird) elevou, nesta terça-feira (15/8), sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China para 2006. A instituição aposta, agora, em um crescimento de 10,4% da economia, ante a estimativa anterior, de 9,5%. Esta é a terceira vez, neste ano, que o Bird revê suas projeções para o país.

A desaceleração da produção industrial da China, registrada em julho, poderia significar que as medidas do governo para conter a rápida expansão da economia estavam funcionando. Mas os economistas esperam mais medidas para reduzir o ritmo no segundo semestre.

Entre outras previsões do Bird para a China está a de que as exportações cresçam 20,8% neste ano, ante um incremento de 18,4% nas importações. O índice de preços ao consumidor - um parâmetro central para a política econômica do governo - deve fechar o ano em 1,9%, contra 1,8% em 2005. Também no ano passado, as exportações subiram 28,4% e as importações, 17,6%. No primeiro semestre de 2006, o PIB chinês avançou 10,9% - o melhor resultado em mais de dez anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

EUA reabrem cofres para a ONU, mas cobram reformas e recuo da China às vésperas da Assembleia Geral

EUA dizem que Brasil falha no combate ao PCC e CV e citam 'centro global da cocaína'

Peru sedia encontro entre China e 23 países da América Latina sobre direitos humanos

União Europeia propõe status inédito de 'membro associado' ao Canadá