Mundo

Ban chega à Libéria em giro por países afetados pelo ebola

Chefe da ONU foi recebido pelo vice-presidente liberiano Joseph Boakai com honras militares

Médico de Gana mostra a Ban Ki-Moon como esterilizar as mãos: secretário-geral da ONU dará um giro pelos países afetados pela epidemia (Evan Schneider/AFP)

Médico de Gana mostra a Ban Ki-Moon como esterilizar as mãos: secretário-geral da ONU dará um giro pelos países afetados pela epidemia (Evan Schneider/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 10h33.

Monróvia - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou nesta sexta-feira à Libéria, um dos três países da África Ocidental mais afetados pelo ebola, onde faz um giro até sábado.

O avião de Ban pousou no aeroporto internacional Roberts procedente de Acra, a capital de Gana, sede da Missão da ONU para a luta contra o ebola (UNMEER), onde começou sua viagem na quinta-feira.

O chefe da ONU foi recebido pelo vice-presidente liberiano Joseph Boakai com honras militares. Não fez declarações, constatou a AFP.

Segundo seu programa, Ban se reunirá em Monróvia com a presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf, depois com autoridades da UNMEER e da Missão das Nações Unidas da Libéria e contra o ebola (MINUL), antes de visitar uma unidade médica administrada pelo exército americano.

"As Nações Unidas acompanharão o povo da região até chegar o momento em que estivermos seguros de que não há mais casos" de ebola, declarou Ban Ki-moon em Acra durante um encontro com o presidente de Gana, John Dramani Mahama.

"Devemos refletir cuidadosamente sobre a forma de fortalecer os sistemas de saúde dos países da região para que possam resistir a futuras epidemias de doenças contagiosas", acrescentou.

Durante a tarde, o secretário-geral da ONU se dirigirá a Freetown, em Serra Leoa, e no sábado a Conakry, na Guiné. Libéria, Serra Leoa e Guiné são os três países mais afetados pela epidemia.

No sábado também visitará Bamaco, no Mali, que foi o último país afetado, mas onde não são registrados novos casos há várias semanas.

Ban Ki-moon realiza este giro acompanhado pela diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Dra. Margaret Chan, o coordenador da ONU para a luta contra esta epidemia, o Dr. David Nabarro, e o chefe da UNMEER, Anthony Banbury.

Trata-se do giro de mais alto nível nestes países desde o início da epidemia de ebola, que já provocou a morte de quase 6.900 pessoas, segundo a OMS.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasLibériaONU

Mais de Mundo

Com ameaça de ataque do Irã, Exército de Israel afirma estar 'no mais elevado nível de prontidão'

Maduro exige 'mão de ferro' após protestos que deixaram 25 mortos na Venezuela

Trump processa Departamento de Justiça por busca em sua residência na Flórida em 2022

Putin promete 'expulsar' tropas ucranianas que tomaram dezenas de cidades russas

Mais na Exame