Mundo

Aviões sírios lançam bombas sobre Maaret al-Numan

A cidade-chave do norte do país é controlada por forças opositoras e submetida a intensos ataques há 10 dias

Sírio ferido é levado ao hospital após ataque das forças governamentais sírias em Maaret al-Numan em 18 de outubro
 (Bulent Kilic/AFP)

Sírio ferido é levado ao hospital após ataque das forças governamentais sírias em Maaret al-Numan em 18 de outubro (Bulent Kilic/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 12h07.

Maaret al-Numan - Aviões de combate da Força Aérea Síria lançaram bombas de fragmentação sobre Maaret al-Numan, uma cidade chave do norte do país controlada por forças opositoras e submetida a intensos ataques há 10 dias, informaram nesta sexta-feira combatentes rebeldes no local.

Os rebeldes mostraram à AFP os destroços de um destes artefatos utilizados sobre a cidade: a parte inferior da asa da bomba construída em metal cinza, e dezenas das munições que carregava, muitas das quais não explodiram.

No artefato era possível ver inscrições em cirílico em uma das asas, o que levou os rebeldes a assegurar que se trata de uma bomba de fabricação russa.

Na quinta-feira, um jornalista da AFP viu um caça Sujoi da Força Aérea Síria lançar estes explosivos sobre as posições rebeldes na periferia da cidade. A bomba explodiu no céu como fogos de artifício e deixou as munições caírem em meio a uma enorme cortina de fumaça branca.

De acordo com Raed Mandil, um chefe militar rebelde em Maaret al-Numan, a aviação síria está utilizando estas bombas de fragmentação há quase 20 dias.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíria

Mais de Mundo

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela

EUA: divergência sobre ICE provoca paralisação no DHS