Mundo

Autoridades sírias anunciam início de ofensiva militar

Agência de notícias oficial da Síria afirma que unidades do exército do país começaram hoje uma operação militar contra o Estado Islâmico

Sana: agência destacou o controle de vários povoados e morte de terroristas do EI (Alaa Al-Faqir/Reuters)

Sana: agência destacou o controle de vários povoados e morte de terroristas do EI (Alaa Al-Faqir/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de julho de 2017 às 11h01.

Beirute - As autoridades da Síria anunciaram nesta segunda-feira o começo de uma ofensiva militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Al Sweida, no sul do país, onde está em vigor um cessar-fogo.

Fontes militares, citadas pela agência de notícias oficial da Síria, "Sana", afirmaram que unidades do exército do país começaram hoje uma operação militar contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste de Al Sweida.

No entanto, o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, disse à Agência Efe por telefone que não há nenhuma presença do EI nessa área e que só há rebeldes do grupo Aswad al Sharqiya, pertencente ao Exército Livre da Síria (ELS), e a outras facções.

A "Sana" destacou que os soldados tomaram o controle de vários povoados e colinas no leste de Al Sweida, onde mataram "um grande número de terroristas" do EI e destruíram suas armas.

A agência detalhou que as forças armadas avançaram pelas áreas de Deir al Nasarani e Rayem al Baqr, e vários montes nos arredores.

Desde o meio-dia (horário local) de ontem, está em vigor nas províncias do sul da Síria, Al Sweida, Al Quneitra e Deraa, um cessar-fogo estipulado por EUA, Rússia e Jordânia.

Os presidentes de Estados Unidos, Donald Trump, e Rússia, Vladimir Putin, conversaram na última sexta-feira e estabeleceram uma trégua no sudoeste da Síria, em uma reunião paralela à Cúpula do G20.

A criação de uma "zona de redução de tensões" no sudoeste da Síria pode facilitar a entrada de ajuda humanitária e tornar possível a instauração de uma trégua duradoura nessa região da Síria.

Hoje foi retomado o diálogo entre uma delegação do governo e outra da oposição síria em Genebra, sob mediação da ONU.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGuerrasSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame