Mundo

Austrália relata casos de Zika e mosquitos em aeroporto

A confirmação dos casos australianos ocorreu um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o Zika vírus é uma emergência internacional


	Avião em aeroporto de Sydney: diagnósticos formais podem levar diversas semanas e o departamento não informou quando os australianos foram testados
 (Getty Images)

Avião em aeroporto de Sydney: diagnósticos formais podem levar diversas semanas e o departamento não informou quando os australianos foram testados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2016 às 09h52.

Sydney - Dois australianos foram diagnosticados com Zika vírus após voltarem ao país de viagens ao Caribe, informou o serviço estatal de saúde nesta terça-feira, confirmando os primeiros casos do vírus neste ano no país.

Autoridades também disseram que mosquitos portadores do vírus foram detectados no Aeroporto Internacional de Sydney, mas destacaram que é pouco provável que o vírus iria estabelecer transmissões locais, dada a inexistência de grandes números de mosquitos Aedes Aegypti.

A confirmação dos casos australianos ocorreu um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que o Zika vírus é uma emergência internacional de saúde pública por conta da relação com a má-formação cerebral em alguns bebês. Não há vacina ou tratamento contra o vírus.

O departamento de saúde de Nova Gales do Sul informou que os dois moradores de Sydney foram diagnosticados com Zika vírus na sexta-feira após viajarem do Haiti para Austrália.

Diagnósticos formais podem levar diversas semanas e o departamento não informou quando os australianos foram testados.

"É pouco provável que o Zika vírus irá estabelecer transmissões locais em Nova Gales do Sul, à medida que mosquitos que transmitem a infecção não são estabelecidos aqui --embora tenham sido encontrados em algumas partes ao norte de Queensland", disse em comunicado Vicky Sheppeard, diretora de doenças transmissíveis no departamento de saúde de Nova Gales do Sul.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosDoençasSetor de transporteTransportesZika

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles