Voluntários xiitas, que se juntaram ao exército do Iraque na luta contra militantes sunitas do EIIL (Ahmed Saad/Reuters)
Da Redação
Publicado em 26 de junho de 2014 às 15h15.
Bagdá - Pelo menos sete pessoas morreram nesta quinta-feira e outras 37 ficaram feridas em um atentado suicida em um bairro xiita no norte de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes de segurança iraquianas.
Um terrorista suicida detonou um cinturão de explosivos que levava preso ao corpo no bairro de Bab al Daruaza, no distrito de Al Kazimiya, o que causou também grandes danos materiais.
O bairro, de maioria xiita, é cenário frequente de atentados contra peregrinos dessa confissão muçulmana, já que nele está o santuário do imã Moussa ao Kazem, o sétimo dos 12 imames xiitas.
Os atentados terroristas e a violência contra xiitas e soldados das forças da ordem aumentaram no Iraque.
O ataque suicida de hoje coincide com uma ofensiva de grupos insurgentes sunitas, entre eles o jihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), contra o exército e outras forças leais ao governo do xiita Nouri al-Maliki.
Desde 10 de junho, quando tomaram a segunda cidade iraquiana, Mossul, os insurgentes passaram a controlar várias partes do país e ameaçam tomar Bagdá e os santuários xiitas de Najaf e Karbala.