Mundo

Atentado suicida deixa pelo menos 7 mortos em bairro xiita

Pelo menos sete pessoas morreram nesta quinta-feira e outras 37 ficaram feridas em um atentado suicida em bairro ao norte de Bagdá


	Voluntários xiitas, que se juntaram ao exército do Iraque na luta contra militantes sunitas do EIIL
 (Ahmed Saad/Reuters)

Voluntários xiitas, que se juntaram ao exército do Iraque na luta contra militantes sunitas do EIIL (Ahmed Saad/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 15h15.

Bagdá - Pelo menos sete pessoas morreram nesta quinta-feira e outras 37 ficaram feridas em um atentado suicida em um bairro xiita no norte de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes de segurança iraquianas.

Um terrorista suicida detonou um cinturão de explosivos que levava preso ao corpo no bairro de Bab al Daruaza, no distrito de Al Kazimiya, o que causou também grandes danos materiais.

O bairro, de maioria xiita, é cenário frequente de atentados contra peregrinos dessa confissão muçulmana, já que nele está o santuário do imã Moussa ao Kazem, o sétimo dos 12 imames xiitas.

Os atentados terroristas e a violência contra xiitas e soldados das forças da ordem aumentaram no Iraque.

O ataque suicida de hoje coincide com uma ofensiva de grupos insurgentes sunitas, entre eles o jihadista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), contra o exército e outras forças leais ao governo do xiita Nouri al-Maliki.

Desde 10 de junho, quando tomaram a segunda cidade iraquiana, Mossul, os insurgentes passaram a controlar várias partes do país e ameaçam tomar Bagdá e os santuários xiitas de Najaf e Karbala.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismoSunitasXiitas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua