Mundo

Ataques no Afeganistão matam, pelo menos, 31 militares e 50 talibãs

Os ataques foram feitos contra diversos postos de controle e uma base das forças de segurança afegãs na província de Kunduz e em Takhar durante a madrugada

Os talibãs capturaram vários postos de segurança da polícia local e uma base do Exército (Parwiz/Reuters)

Os talibãs capturaram vários postos de segurança da polícia local e uma base do Exército (Parwiz/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de julho de 2018 às 09h39.

Cabul - Pelo menos 31 membros das forças de segurança e 50 talibãs morreram e outros 15 agentes ficaram feridos em vários ataques a postos de controle no nordeste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais nesta quinta-feira.

Os ataques coordenados contra vários postos de controle e uma base das forças de segurança afegãs na província de Kunduz e na vizinha Takhar começaram durante a madrugada, precisou o porta-voz do governador de Takhar, Sanatullah Timori.

"31 corpos das forças de segurança e 15 feridos foram evacuados ao hospital de Takhar desde a zona do ataque", acrescentou Timori.

Segundo a mesma fonte, os talibãs capturaram vários postos de segurança da polícia local e uma base do Exército.

O porta-voz explicou que quando os reforços das forças de segurança alcançaram a zona, os insurgentes se retiraram após um breve tiroteio, e precisou que a área se encontra sob controle do Governo.

Hanif Rezaee, porta-voz do Corpo 209 Shaheen do Exército, a cargo do norte do país, afirmou à Agência Efe que pelo menos 50 talibãs morreram durante os ataques e reduziu para 15 as vítimas mortais entre as forças afegãs.

Os insurgentes destruíram em primeiro lugar uma ponte na cidade de Pul-e-Momin, situada entre as províncias de Kunduz e de Takhar, "para impedir que os reforços chegassem à região" e depois atacaram os postos de controle, disse Rezaee.

O porta-voz dos talibãs, Zabihulla Mujahid, reivindicou o ataque em mensagem na rede social Twitter e afirmou que os insurgentes tomaram o controle de cinco postos de controle e mataram ou feriram a 16 membros das forças de segurança.

Em 9 de junho, vários ataques talibãs a postos de controle na província de Kunduz terminaram com a morte de pelo menos 14 policiais e 8 insurgentes.

 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoExplosõesMortesTalibã

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame