Petróleo: os ataques aos terminais, que começaram na quinta-feira, forçaram petroleira a suspender as exportações e retirar seus funcionários (GettyImages/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 18 de junho de 2018 às 09h24.
Última atualização em 18 de junho de 2018 às 09h28.
As forças da Líbia disseram que realizaram ataques aéreos contra uma milícia e atingiram portos importantes de petróleo no leste do país.
Ahmed al-Mesmari, porta-voz do auto-intitulado Exército Nacional da Líbia, disse que os ataques aéreos no final de domingo visaram combatentes leais a Ibrahim Jadhran, que estão tentando capturar os terminais de petróleo Ras Lanuf e el-Sidr.
A Corporação Nacional de Petróleo da Líbia disse nesta segunda-feira que o ataque feito contra os militantes de Jadhran causaram danos "significativos" a pelo menos dois tanques de armazenamento e advertiram danos adicionais à infraestrutura petrolífera, bem como contaminação.
Os ataques aos terminais, que começaram na quinta-feira, forçaram a petroleira suspender as exportações e retirar seus funcionários.
A Líbia entrou em crise, após a revolta de 2011 que derrubou e matou Muamar Kadafi, e hoje em grande parte é governado por uma série de milícias hostis.