Mundo

Ataque do Hamas mata 2 soldados israelenses ao sul de Gaza

Soldados israelenses morreram em ataque executado pelo Hamas, no qual outro militar teria sido capturado


	Militantes palestinos de grupo armado ligado ao Hamas
 (Said Khatib/AFP)

Militantes palestinos de grupo armado ligado ao Hamas (Said Khatib/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2014 às 12h18.

Jerusalém - Dois soldados israelenses morreram nesta sexta-feira em um ataque supostamente perpetrado pelo Hamas, no qual outro militar, identificado como Hadar Goldin, de 23 anos, teria sido capturado, informou o Exército de Israel em comunicado.

Com a confirmação de mais essas duas mortes, o número de vítimas entre soldados israelenses sobe para 63 desde o início da operação terrestre em Gaza, no dia 17 de julho.

Segundo o tenente-coronel Peter Lerner, um porta-voz militar, as mortes ocorrem nesta manhã e "durante o cessar-fogo pactuado a partir das 8h locais, quando os soldados do Exército israelense rastreavam a entrada de um túnel na zona sul da Faixa de Gaza".

Na ocasião, de acordo com a fonte, "militantes do Hamas saíram do túnel e, de surpresa, atacaram nossos soldados", relatou o porta-voz em entrevista coletiva. Segundo suas informações, pelo menos um dos milicianos "tinha um cinto explosivo junto ao corpo".

Lerner precisou que "os primeiros indícios indicam que um soldado israelense também teria sido capturado durante o incidente".

Caso essa informação seja confirmada, este seria o segundo caso de sequestro relacionado aos soldados israelense desde o início da operação terrestre em Gaza.

O primeiro deles, cuja captura foi reivindicada pelo braço armado do Hamas, as "Brigadas Ezzedine al-Qassam", no último dia 20 de julho, foi identificado como Orón Shaul.

Em comunicado, o Exército israelense identificou o soldado desaparecido hoje no sul de Gaza como Hadar Goldin, de 23 anos e original da cidade de Kfar Saba, ao norte de Tel Aviv.

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, 1,5 mil palestinos morreram e outros 8,4 mil ficaram feridos, em sua maioria civis, segundo as autoridades palestinas. Por outro lado, além dos 63 soldados, dois civis israelenses e um trabalhador tailandês também foram vítimas do confronto. 

*Atualizada às 12h17 do dia 01/08/2014

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido