Mundo

Ataque do Estado Islâmico mata 3 soldados turcos na Síria

Ancara lançou uma operação militar na Síria em 24 de agosto para eliminar o EI e as milícias curdas de sua fronteira


	Fronteira: estas são as primeiras baixas nas fileiras das forças turcas atribuídas ao EI desde o início de sua operação militar na Síria
 (Orhan Erkilic / Reuters)

Fronteira: estas são as primeiras baixas nas fileiras das forças turcas atribuídas ao EI desde o início de sua operação militar na Síria (Orhan Erkilic / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 18h56.

Três soldados turcos morreram, nesta terça-feira (6), no norte da Síria, no primeiro ataque mortal atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) desde o início da ofensiva turca há duas semanas, segundo fontes oficiais.

Ancara lançou uma operação militar na Síria em 24 de agosto para eliminar o EI e as milícias curdas de sua fronteira. No ataque de terça-feira ficaram feridos quatro soldados, segundo as mesmas fontes.

Um alto funcionário turco havia anunciado em um primeiro momento que haviam morrido dois soldados e outros cinco teriam ficado feridos em um ataque com foguetes do EI.

Em um comunicado citado pela televisão privada NTV, o exército disse mais tarde que um dos soldados havia sucumbido aos ferimentos no hospital, levando a três o número de vítimas fatais.

Estas são as primeiras baixas nas fileiras das forças turcas atribuídas ao EI desde o início de sua operação militar na Síria, chamada "Escudo de Eufrates".

Em 28 de agosto, a Turquia anunciou a morte de um de seus soldados, acusando uma milícia curda como responsável pela mesma.

Segundo o Exército, o ataque ocorreu no povoado de Wuquf, ao sul de Al Rai, perto da fronteira, onde tanques turcos abriram neste final de semana uma nova frente no marco desta operação.

A televisão turca divulgou imagens nas quais era possível ver helicópteros do Exército sobrevoando a fronteira para evacuar os feridos até a Turquia.

Por outra parte, dois combatentes da oposição síria, apoiada por Ancara, morreram e outros dois ficaram feridos em combates na mesma região, segundo o comunicado.

No domingo, o EI foi expulso de suas últimas posições na fronteira turco-síria, e perdeu assim um posto de passagem estratégico para suas tropas e de abastecimento da Turquia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal