Mundo

Associação dos atletas critica suspensão geral a russos

Para a Associação Mundial dos Atletas Olímpicos, a medida é injusta com os esportistas que nunca foram flagrados em exames antidoping


	Atletas russos: a associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas"
 (Sergei Karpukhin/REUTERS)

Atletas russos: a associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas" (Sergei Karpukhin/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 14h30.

Mônaco - A Associação Mundial dos Atletas Olímpicos criticou publicamente nesta segunda-feira a decisão de impedir a participação de todos os esportistas russos do atletismo em competições internacionais, na esteira do escândalo de doping na Federação Russa de Atletismo.

A entidade russa foi suspensa da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) em razão das investigações que apontaram suposto doping sistemático, e com apoio das autoridades, na entidade.

Diversos esportistas do atletismo russo foram flagrados em testes positivos neste ano.

Com a suspensão da Federação Russa, os atletas ficam impedidos de competir internacionalmente, ameaçando até a participação deles nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.

Para a Associação Mundial dos Atletas Olímpicos, a medida é injusta com os esportistas que nunca foram flagrados em exames antidoping.

A entidade pediu uma "solução urgente" para permitir que os atletas limpos possam competir normalmente nos próximos meses, considerados vitais para a preparação para a Olimpíada.

A associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas".

A entidade sugere que esportistas de países suspensos, mas com histórico pessoal ilibado, possam ser submetidos a "testes extraordinários" para serem liberados para competir.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDopingEsportesEuropaRússia

Mais de Mundo

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão