Mundo

Assad nomeia novo premier e ordena formação de governo

O líder emitiu o decreto 187 no qual encarregou a Khamis, até agora ministro de Eletricidade, a constituição de um novo Executivo


	Bashar al-Assad: a remodelação do governo era esperada após a renovação do parlamento nas eleições legislativas de 13 de abril
 (Sana / Reuters)

Bashar al-Assad: a remodelação do governo era esperada após a renovação do parlamento nas eleições legislativas de 13 de abril (Sana / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2016 às 10h33.

Damasco - O presidente sírio, Bashar al Assad, nomeou nesta quarta-feira Imad Mohammad Deeb Khamis como novo primeiro-ministro, em substituição a Wael Nader Al-Halqi, e determinou a ele a formação de governo, conforme um comunicado da presidência.

Assad emitiu o decreto 187 no qual encarregou a Khamis, até agora ministro de Eletricidade, a constituição de um novo Executivo. Desta forma, Khamis substitui a Al-Halqi, que estava no cargo desde 2013 e cujo mandato foi marcado por projetos de reconstrução e por políticas para conter a deterioração da economia.

Nascido em Damasco, em 1961, Khamis estudou Engenharia Elétrica na capital e foi nomeado diretor-geral do Organismo de Estabelecimento Geral para Investimentos de Energia Elétrica em 2008, antes de ser designado ministro do setor em 2011. Khamis é casado e tem três filhos.

A remodelação do governo era esperada após a renovação do parlamento nas eleições legislativas de 13 de abril. Não estão previstas grandes mudanças em pastas importantes como os Ministérios das Relações Exteriores, Defesa e Interior, as mais envolvidas no conflito bélico.

A mudança no Executivo coincide com ofensivas do Exército nacional na periferia de Damasco, Aleppo (norte), Homs (centro) e Al Raqqa (nordeste).

A Síria vive uma guerra desde março de 2011, que já matou mais de 280 mil pessoas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. A disputa ainda danificou importantes estruturas como oleodutos, pontes e redes de água e eletricidade.

Texto atualizado às 10h33

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGovernoPolíticosSíria

Mais de Mundo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento