Mundo

Assad não estará nas negociações de paz sobre a Síria

Chefe da diplomacia francesa afirmou que Bashar al-Assad não participará da conferência de paz sobre a Síria


	O presidente sírio, Bashar al-Assad: ONU anunciou na segunda-feira que as negociações entre o governo e a oposição acontecerão em 22 de janeiro
 (AFP)

O presidente sírio, Bashar al-Assad: ONU anunciou na segunda-feira que as negociações entre o governo e a oposição acontecerão em 22 de janeiro (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 08h29.

Paris - A conferência de paz sobre a Síria acontecerá com representantes do regime, sem o presidente Bashar al-Assad, e com a oposição moderada, afirmou o chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius.

A ONU anunciou na segunda-feira que as negociações entre o governo e a oposição acontecerão em 22 de janeiro em Genebra.

"Genebra 2 acontecerá, mas quero recordar que o objetivo de Genebra 2 não é ter uma conversa de bar amena sobre a Síria, é um consentimento mútuo entre os representantes do regime - sem Bashar - e a oposição moderada para chegar a formar um governo de transição com plenos poderes", disse o ministro.

"É muito difícil, mas é a única solução que permite, ao mesmo tempo, não ter Bashar al-Assad e não ter os terroristas", destacou Fabius.

"É uma oposição justa. Os americanos apoiam agora esta posição", completou.

O secretário de Estado americano John Kerry considerou na segunda-feira que a conferência de Genebra seria "a melhor oportunidade para formar um novo governo de transição com o consenso".

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadONUPolíticosSíria

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia