As melhores imagens do mundo em 2014, segundo a Reuters
A agência de notícias Reuters divulgou as suas escolhas das fotos mais marcantes do ano. Veja aqui quais são elas e confira as histórias que elas contam
Gabriela Ruic
Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 10h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h55.
São Paulo - A agência de notícias Reuters divulgou as suas escolhas das fotos mais marcantes do ano. Nesta, por exemplo, é feito o retrato de uma menina da minoria Yazidi.Ela descansa depois de conseguir fugir de seu vilarejo, nas redondezas de Sinjar, no Iraque. “Me lembro muito bem desta cena”, contou à agência o fotógrafo Youssef Boudal, “a registrei no dia em que cheguei na fronteira entre a Síria e o Iraque.”De acordo com ele, dezenas de homens, mulheres, crianças e idosos estavam sofrendo com temperaturas que superavam a marca dos 45 graus. Ao ver a menina, que estava ao lado da mãe, o fotógrafo contou ter ficado movido pela intensidade e tristeza em seu olhar.Veja aqui quais são as melhores fotos de 2014 e conheça as histórias que contam.
O menino sentado ao chão estava no funeral de 18 membros da família de uma autoridade policial de Gaza e que foram mortos em ataque aéreo feito por Israel durante os conflitos com o Hamas em julho. “Pouco antes de eu registrar essa imagem, foram trazidos os corpos e os familiares sobreviventes começaram a gritar e chorar”, contou Mohammed Salem. “De repente, este menino caiu no chão lamentando: ‘meu pai, meu pai’. Enquanto isto acontecia, eu ainda podia ouvir aviões e explosões”, lembrou Salem.
Um homem com leite sobre o rosto depois de ter sido atingido por spray de pimenta durante os protestos que aconteceram em Ferguson, no Missouri, por conta da decisão do júri de não acusar criminalmente o policial branco que matou um jovem negro desarmado.
Uma adolescente é vista dentro de uma choupana feita para abrigar jovens durante o ciclo menstrual. Em algumas regiões do Nepal, explica a Reuters, mulheres são vistas como impuras e intocáveis quando passam por esta fase, sendo proibidas de entrarem em suas próprias casas ou templos sagrados. Navesh Chitrakar, fotógrafo responsável pelo registro, contou que é comum que, durante o período de isolamento de suas famílias, as mulheres sejam vítimas de violência sexual, além de correrem riscos de morrerem de frio ou ainda sufocadas por conta das fogueiras feitas dentro das choupanas.
Mulheres locais observam o que aparentavam ser soldados russos nas proximidades de uma base militar ucraniana localizada em Perevalnoe. Segundo Thomas Peter, o fotógrafo que capturou a cena, durante a ocupação russa na Criméia, homens mascarados e sem qualquer tipo de identificação foram vistos rondando bases do exército da Ucrânia. “Seus sotaques, equipamentos militares e as placas dos carros deixaram poucas dúvidas de que eram enviados de Moscou”, contou.
Em abril, uma série de tornados varreu o estado de Arkansas, nos Estados Unidos, e deixou 35 mortos. O fotógrafo Carlos Allegri relatou ter chegado na cidade de Vilona quase no fim da tarde para registrar os estragos deixados pelos fortes ventos. “Foi muito difícil acessar a área e, como cheguei tarde, as equipes de resgate já haviam parado de trabalhar. Mesmo assim, senti que era uma história importante para contar”, disse Allegri.
Um civil aponta uma arma para um homem não identificado, mas que, de acordo com a Reuters, fazia parte de um grupo de membros do Taleban que realizou um ataque ao aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão. De acordo com o fotógrafo Omar Sobhani, depois do embate entre o grupo e forças de segurança do país, os membros que participaram do ataque foram mortos e o acesso ao aeroporto foi liberado para civis e jornalistas. “Os civis entraram armados, chutando os corpos dos homens do Taleban e xingando. Um deles apontou uma arma para um dos mortos e eu capturei a imagem rapidamente. Resolvi sair de lá antes que a cena de ele atirando contra o homem me chocasse. Mas ele não atirou”, lembrou Sobhani.
De acordo com o fotógrafo Siegfried Modola, esta imagem foi registrada por ele quando retornava ao seu hotel depois de fotografar uma cerimônia nos arredores de Bangui, capital do país. O homem no chão foi morto por oficiais acusado de integrar um grupo rebelde. “A multidão estava em um violento delírio e eu tentei me manter alerta enquanto fotografava”, contou ele à Reuters. “Apesar de ninguém ter notado os jornalistas que registravam a cena, eu não quis testemunhar o linchamento por mais tempo que o necessário”, recordou.
Imagem registrada em Bagdá no dia em que candidatos ao governo seriam apresentados ao público em um estádio de futebol. “Gritos de pessoas feridas, fumaça preta e corpos nos rodeavam, enquanto que forças militares e os rebeldes continuavam atirando uns contra os outros”, relatou o fotógrafo Thaier al-Sudani. “O episódio causou um grande impacto em mim e fez com que eu desenvolvesse o medo de aglomerações nas ruas”, lamentou.
Manifestantes pró-integração com a União Europeia tentam se proteger de jatos de água lançados pela polícia durantes os protestos que assolaram Kiev, capital da Ucrânia, no início do ano. “Era inverno, estava frio e a polícia usava mangueiras para transformar o asfalto das ruas em gelo”, lembrou Vasily Fedosenko. “A bandeira ucraniana era vista por todo o lado e apenas uma música era cantada várias vezes ao dia: o hino da Ucrânia”.
Os anéis olímpicos são registrados durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno em Sochi, Rússia.
Em Atlanta, Geórgia, pessoas passam o tempo dentro de um supermercado para se protegerem de uma tempestade de neve que atingiu a cidade no início do ano. A fotógrafa Tami Chappel lembra que o inverno na região é sempre moderado e que intensidades das intempéries que atingiram Atlanta trouxeram o caos para a cidade. “Passei 30 horas dentro do meu carro até que conseguisse chegar em casa”, revelou.
Crianças palestinas comemoram com armas o cessar-fogo que deu fim a mais de 50 dias de conflitos intensos entre o Hamas e forças israelenses. Segundo o fotógrafo, Suhaib Salem, as pessoas da região consideraram o acordo uma vitória contra Israel.
Um membro do coral “Sinfonia do Peru” passa mal antes da performance do tenor peruano Juan Diego Florez. A imagem, registrada por Enrique Castro-Mendivil, foi capturada no Teatro Nacional de Lima, capital do país.
Imagem registrada pela fotografa Ana Carolina Fernandes e que mostra a polícia do Rio de Janeiro usando spray de pimenta contra moradores em uma favela da cidade. “Esta imagem é forte e triste, pois mostra um homem pobre, negro, desarmado e sem qualquer chance de enfrentar um esquadrão de policiais fortemente armados”, relatou à Reuters.
Pessoas circulam por uma região que foi destruída por forças israelenses durante os conflitos que assolaram a região em meados de 2014.
Em Jerusalém, duas mulheres (uma palestina e uma israelense) gesticulam de forma agressiva durante um protesto contra a presença de israelenses no local que caminhavam para um templo sagrado. Nesta região, o gesto realizado pela dupla é visto como uma ofensa.
Agentes do serviço secreto dos EUA aguardam o presidente Barack Obama do lado de fora de um escritório da campanha de um político da região de Chicago.
Imagem mostra o embate entre os pilotos holandeses Bryan Schouten e Scott Deroue no Grande Prémio da Alemanha, depois que eles se envolveram em um acidente. Segundo o fotógrafo Thomas Peter, a ideia naquele momento foi a de registrar uma última imagem no local onde estava para então seguir para outro ponto e fotografar o vencedor da corrida. Segundos antes, as motos dos pilotos colidiram. “Schouten estava bem certo de quem era a culpa pelo acidente”, brincou Peter.
Em Manhattan, Nova York, um homem acusado de ter cometido crimes financeiros deixa um tribunal correndo ao ser liberado após o pagamento de fiança. De acordo com o fotógrafo, Carlos Allegri, Michael Lucarelli achou que os jornalistas que aguardavam do lado de fora do local estavam esperando por ele. Contudo, conta o fotógrafo, as equipes de televisão estavam lá para cobrir as repercussões de outro caso.
Manifestantes pró-Rússia espancam um homem pró-Ucrânia durante um protesto na região de Donetsk, que há meses é o centro de um sangrento conflito entre rebeldes separatistas e as forças ucranianas. “Meu maior desafio ao registrar essa foto foi não ser atacado”, contou o fotógrafo Marko Djurica. “As pessoas estavam extremamente agressivas e não ligariam para o fato de que eu era um jornalista”.
Nesta imagem capturada pelo fotógrafo Brandon Wade, é possível ver o incêndio em uma residência localizada na região do Lago Whitney, no Texas. A estrutura da casa aos poucos sucumbiu às chamas e os destroços caíram dentro do lago.
O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Luiz Felipe Scolari gesticula para jogador Bernard durante a partida do Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2014. O placar final foi o doloroso 7 a 1.
Duas mulheres vestidas como freiras tomam cerveja durante um campeonato de curling no Canadá. “Se elas estivessem apenas sentadas, a foto não teria tanta graça. Então mantive meus olhos nelas durante toda a partida e quando as vi com copos de cerveja, movimentei minha câmera vagarosamente e esperei que dessem um gole”, relatou o fotógrafo Ben Nelms.
Mulheres observam a chegada ao hospital de vítimas de um atentado em Abuja e que matou ao menos 71 pessoas. Afolabi Sotunde, o fotógrafo responsável pelo registro, contou à Reuters que estava voltando para casa depois de fotografar o casamento da filha do presidente do país quando ouviu no rádio a notícia da tragédia. “Meu coração disparou em ansiedade e pânico e resolvi ir até o hospital mais próximo”, disse. “A vista era insuportável e o cheiro de carne queimada preencheu o ar. A multidão estava tomada por emoções.”
Manifestantes contra o presidente venezuelano Nicolas Maduro se beijam durante um protesto em Caracas. Segundo o fotógrafo, Christian Veron, estudantes estavam montando uma barricada e muitos haviam sido presos. “Ironicamente, vi a filha de um funcionário do governo se aproximando com uma pedra na mão. Quando apontei minha câmera, vi que ela estava indo em direção ao seu namorado e os dois se beijaram intensamente”, lembrou.
Esta imagem aérea mostra a gravidade da seca que atinge o sistema Cantareira no estado de São Paulo. O local é a represa Atibainha, em Nazaré Paulista. “Nos quatro anos em que vivo no Brasil, já vi coisas extraordinárias e assustadoras, mas a atual seca em São Paulo é a pior de todas”, contou à Reuters Nacho Doce, o fotógrafo responsável pelo registro.
Imagem mostra um berço abandonado na fronteira entre a Turquia e a Síria. De acordo com o fotógrafo Murad Sezer, o item foi deixado para trás por uma família síria-curda que buscou refúgio em solo turco por conta da violência que assola a Síria.
Três homens foram considerados culpados de terem matado dezenas de civis durante um ataque ao palácio presidencial do país. Antes de serem executados com tiros, foram amarrados a postes. Segundo o fotógrafo Feisal Omar, a foto foi registrada minutos antes de os três serem mortos.
Uma bruxa de brinquedo, que na realidade é um avião de controle remoto, é vista voando com a lua ao fundo. De acordo com o fotógrafo, Mike Blake, foi o dono da engenhoca que o convidou para registrar o voo da bruxinha justamente em uma noite de lua cheia.
Manifestantes de um protesto contra o governo de Burkina Faso conseguem invadir o parlamento do país antes que fosse votada uma lei que permitiria ao presidente estender ainda mais o seu mandato que já durava 27 anos.
Um devoto hindu se lava nas águas poluídas do rio Yamuna durante um festival religioso.
Separatistas pró-Rússia acompanham prisioneiros, que eram soldados ucranianos, pelas ruas de Donetsk.
Um morador da favela Pavão-Pavãozinho gesticula durante conflitos causados por protestos contra a morte de um homem no local. De acordo com os habitantes da região, a vítima foi morta por policiais das Unidades de Polícia Pacificadora do Povo (UPP).
A atleta Ifeoma Nwoye é carregada por seu técnico depois de ter perdido uma luta na semi-final de um torneio em Glasgow, Escócia. Segundo relatos do fotógrafo Andrew Winning, jamais ficou claro se ela havia passado mal ou se estava apenas decepcionada com a derrota.
Um homem aponta uma arma em direção a um prédio público, enquanto manifestantes se juntam para protestar contra o confisco do gado de um fazendeiro local. A razão do confisco, explicou o fotógrafo Jim Urquhart, foi o fato de o gado ter pastado durante décadas em terras que pertencem ao governo dos EUA.
Em Jerusalém, um jovem americano de origem palestina é recebido pela sua mãe depois de ser libertado da prisão. Tariq Khdeir foi espancado por policiais israelenses durante um protesto contra a morte de seu primo, Mohammed Abu Khudair.
Uma tempestade que daria origem a um tornado no Texas é vista passando por cima de Brad Mack, um especialista na observação e estudo destes fenômenos.
Operários descansam no topo de um prédio não finalizado em Caracas. Segundo Jorge Silva, fotógrafo que registrou a cena, a construção era para ser um arranha-céu que se tornaria um centro financeiro na capital venezuelana. Contudo, depois da morte de seu desenvolvedor e o colapso financeiro no país, foi abandonado. Em 2007, foi invadido e hoje é o lar de mais de três mil pessoas.
Um grupo de palestinos tenta resgatar uma criança presa nos escombros de uma casa destruída após um ataque aéreo das forças israelenses em agosto. Ibraheem Abu Mustafa, fotógrafo, contou depois ter descoberto que a criança em questão tinha 10 anos de idade. Nove membros de sua família foram mortos na ocasião e outros sete ficaram gravemente feridos. “Vê-lo ali embaixo foi uma das piores experiências da minha vida”, lamentou.
Um separatista mascarado pró-Rússia é registrado em uma poltrona localizada em um prédio do governo ucraniano em Donetsk. Marko Djurica, o fotógrafo que registrou a imagem, contou à Reuters que no início do ano, um grupo de manifestantes conseguiu passar por cima da polícia da Ucrânia, invadindo o local. Hoje, o controle do prédio segue nas mãos de separatistas e são estes homens mascarados os responsáveis por realizar a sua guarda.
Um cervo macho tem seu chifre coberto por plantas. O fotógrafo Toby Melville registrou esta imagem em um parque na região de Londres e só conseguiu acertar o ângulo depois de perseguir o animal por horas. De acordo com Melville, este cerdo havia acabado se envolver em uma violenta briga com outro macho da mesma espécie.
Imagem capturada em agosto de 2014 mostra o embate entre a polícia da Indonésia e manifestantes que apoiavam o então candidato a presidência do país, Prabowo Subiantom. As forças policiais atacaram a multidão com jatos d’água e gás lacrimogênio.
Grupo de corredores que participaram da 118ª edição da Maratona de Boston carrega outro corredor que sofria com cãibras nas pernas. Foto capturada por Dominick Reuter.
O lado americano das Cataratas do Niágara é fotografado em janeiro. Na ocasião, as baixas temperaturas típicas da região nesta época do ano congelaram partes das quedas d’água. “Eu estava vestido de forma adequada, mesmo assim o frio conseguiu penetrar por todas as camadas de roupas”, explicou Aaron Harris, o fotógrafo que registrou a imagem.
Esta imagem foi capturada em agosto de 2014 pelo fotógrafo Kim Kyung Hoon e mostra Zhiliang, um homem que perdeu a noiva na tragédia do voo MH370 da Malaysia Airlines. Ele estava na casa comprada pelo casal e na qual viveriam após o casamento.
Um combatente palestino que faz parte do braço armado do Hamas é fotografado com outros homens em um túnel na Faixa de Gaza. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Mohammed Salem, que foi convidado pelo Hamas a conhecer o local. A ideia do grupo era a de desmentir alegações do governo israelense de que teriam destruído todos os túneis durante a guerra. “Fui vendado pelo Hamas e levadopara um local desconhecido. Quando retiraram a venda, eu já estava dentro daquele túnel escuro”, lembrou Salem.
A foto foi capturada logo depois do lançamento da missão espacial russa Soyuz TMA-14M que levou três astronautas até a Estação Espacial Internacional (EEI). O fotógrafo Shamil Zhumatov acompanhou o processo no Cazaquistão e contou à Reuters estar posicionado a mais de um quilometro de distância do local, por razões de segurança. Para conseguir o registro, deixou uma pequena câmera na plataforma.
Imagem mostra o jogador italiano Giorgio Chiellini durante a partida na qual foi mordido pelo uruguaio Luis Suarez na Copa do Mundo de 2014.
Qin Zhengyu mostra suas costas castigadas por verrugas e tumores. Ela é moradora de uma pequena vila em Shimen conhecida como “vila do câncer” por conta dos altos índices de intoxicação por arsênico. Por anos, fábricas, que foram fechadas apenas em 2011, poluíram a região com esta substância.
Um homem é preso por seguranças durante a estreia na França do longa “Como treinar o seu dragão 2”. Segundo o fotógrafo Benoit Tesser, o homem tentava se aproximar da atriz America Ferrara (de branco) para colocar a cabeça embaixo de vestido da jovem.
Esta imagem, capturada no Brasil em março, mostra uma tribo indígena na Amazônia que jamais teve contato com o mundo exterior.O fotógrafo, Lunae Parracho, contou estar sobrevoando a região com o chefe de outra tribo quando testemunhou o grupo apontando flechas em direção ao avião no qual estavam. “Buscávamos por indícios de extração ilegal de madeira”, recordou.
A atriz Angelina Jolie se emociona ao visitar o memorial do Massacre de Srebrenica, em Potocari. Em 1995, mais de 8 mil pessoas foram mortas na região. “As lágrimas de Angelina e e as fotos que fiz por lá significam muito pra mim. Fiquei feliz, pois o mundo inteiro irá ouvir a história de Srebrenica, mas triste pelo motivo de sua visita e pelo fato de que só se falou em guerra”, contou o fotógrafo Dado Ruvic à Reuters.
O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy é registrado em um momento descontraído e carinhoso com sua esposa, a atriz Carla Bruni-Sarkozy.
Manifestantes usam estilingues contra a Guarda Nacional em protestos na região da cidade de San Cristobal.
A imagem mostra o momento em que a fumaça tomou conta da cidade de Kobani na Turquia, depois de um ataque aéreo realizado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos contra os avanços dos jihadistas do Estado Islâmico.