As gafes de Mitt Romney
“Não estou preocupado com os muito pobres, eles têm uma rede de segurança”- essa é uma das famosas frases inadequadas do pré-candidato republicano
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h26.
Em uma entrevista para a CNN em fevereiro, Romney afirmou que não está preocupado com os muito pobres, porque eles têm uma rede de segurança. O raciocínio de Romney indica que ele também não está preocupado com os muito ricos, mas sim com a classe média. A repórter da CNN até retomou a frase de Romney pra ver se era aquilo mesmo, e ele confirmou que seu foco não é dos muito ricos, e nem dos muito pobres, mas na classe média americana. Em entrevistas após essa declaração, Romney disse que é lógico que se preocupa com todos os americanos, mas que queria ajudar a classe média.
Enquanto discursava, Rommey comentou que há várias formas de manter as finanças equilibradas, uma dela é aumentar os impostos que as pessoas pagam, Foi o suficiente para pessoas da platéia gritassem “corporações” e Romney respondesse prontamente: “corporações são pessoas, meu amigo. Tudo que as corporações ganham vai para as pessoas”. O comentário despertou uma risada irônico de uma pessoa na platéia. Romney prosseguiu o discurso e afirmou que não pretende aumentar os impostos.
“Eu gosto de poder demitir as pessoas que prestam serviços para mim. Se uma pessoa não me dá o bom serviço que preciso, vou procurar outras pessoas para fazer esse serviço para mim”, disse Romney, mostrando que escolheu mal as palavras mais uma vez. O assunto era o direito de escolha dos consumidores quanto a planos de saúde o que justifica o racionínio de Romney, que foi infeliz na escolha do exemplo.
O pré-candidato tentou apostar 10.000 dólares com Rick Perry durante um debate do partido Republicano sobre saúde. Durante o debate, entre seis pré-candidatos republicanos, Rick Perry duvidou da sinceridade da oposição de Romney à reforma da saúde executada pelo presidente Obama. Diante do desafio, Romney convocou Perry para uma aposta de 10.000 dólares. Perry respondeu que não está no negócio de apostas. Em outro debate, Romney já havia dado uma declaração polêmica, ao demonstrar sua satisfação quando Ted Kennedy sofreu financeiramente enquanto eles disputaram uma cadeira no senado. “Fiquei feliz que ele teve que fazer uma hipoteca de sua casa para me derrotar”, disse Romney.
Em Detroit, Romney lembrou que dirige carros fabricados no estado de Michigan: um mustang e uma pick-up Chevrolet. Sua esposa também dirige carros do estado “alguns cadillacs”, segundo Romney. O preço médio de um cadillac gira em torno de 35.000 dólares.
Em 2011, enquanto falava com um grupo de desempregados, na Flórida, Romney fez esse comentário. O patrimônio do ex-CEO da Bain & Company e fundador da Bain Capital chega a cerca de 200 milhões de dólares. A maior parte da renda de Romney vem de investimentos. Nesse ano, Romney assumiu que parte de sua renda vem de palestras, mas não revelou que, em um ano, o valor recebido em troca desse serviço chegou a 374.000 mil dólares – não revelou ou achou pouco, de acordo com sua declaração de que “Recebo remuneração por palestras às vezes, mas não é muito”.
Durante a corrida inaugural dessa temporada da Nascar, Romney não se deu por satisfeito ao dizer que não acompanhava muito as corridas. Ele quis contar que não acompanha como muitos fãs ardorosos, mas tem alguns amigos que são donos de equipes da Fórmula Nascar.