Mundo

As duas Coreias acertam retomar negociações de alto nível

Último encontro entre os países permitiu a reunião de famílias separadas pela guerra (1950-53), embora tenha sido interrompido pela tensão militar.


	Soldados se apresentam em uma parada militar na Coreia do Norte: encontro entre Coreias foi aceito pelos governos dos dois países
 (Kcna/AFP)

Soldados se apresentam em uma parada militar na Coreia do Norte: encontro entre Coreias foi aceito pelos governos dos dois países (Kcna/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2014 às 12h45.

São Paulo - Coreia do Norte e do Sul acertaram neste sábado retomar negociações de alto nível que estavam suspensas desde fevereiro, anunciou o ministério sul-coreano da Unificação.

O acordo foi anunciado durante a visita surpresa a Seul de três dirigentes do regime de Pyongyang, que se reuniram o ministro da Unificação e o conselheiro nacional de segurança.

Os dirigentes norte-coreanos transmitira a disposição de seu regime em retomar oficialmente os contatos entre o final de outubro e início de novembro.

A última vez que fizeram isso foi em fevereiro, o que permitiu a reunião de famílias separadas pela guerra (1950-53), embora o encontro tenha sido interrompido pela tensão militar.

Desde então, Seul pedia em vão a retomada do diálogo com Pyongyang.

O ministério da Unificação afirmou que a presidente Park Geun-Hye gostaria de se reunir com dirigentes norte-coreanos durante esta visita, mas não pôde por motivos de agenda.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaNegociações

Mais de Mundo

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Milei diz que Argentina apoia povo venezuelano em sua 'luta pela liberdade'

Venezuela fecha fronteiras terrestres e barra entrada de avião com ex-presidentes do Panamá e México

Por que Kamala Harris é 'brat' — e como memes podem atrair o voto dos jovens e da geração Z

Mais na Exame