Mundo

Árvores solares artificiais nascem nos jardins da Baía de Cingapura

Projetadas, elas terão função de servir como estrutura para jardins verticais, assim como produzir energia, captar água da chuva e como duto de ventilação para as estufas

O projeto ainda está em fase de construção e deve ficar pronto em junho de 2012 (Munshi Ahmed)

O projeto ainda está em fase de construção e deve ficar pronto em junho de 2012 (Munshi Ahmed)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2011 às 13h18.

São Paulo - Projetada pelo escritório de arquitetura britânico Grant Associates, as 18 árvores solares gigantes estão sendo construídas no jardim botânico “Gardens by the Bay”, que irão ocupar 101 hectares da orla da baía de Cingapura, onde está nascendo o novo centro da cidade. As árvores terão função de servir como estrutura para jardins verticais, assim como produzir energia, captar água da chuva e como duto de ventilação para as estufas.

O “Gardens by the Bay” será o maior jardim botânico de Cingapura e faz parte do projeto de reurbanização da Marina Bay. Os jardins terão duas estufas, uma com biomas secos, do Mediterrâneo, e outra com biomas úmidos, das florestas subtropicais. Juntas abrigarão 226 mil plantas e flores de todas as partes do mundo, cerca de oito mil variedades de espécies.

Um dos elementos mais marcantes do projeto são as árvores artificiais, com uma estrutura similar a das árvores, com altura entre 25 e 50 metros (cerca de nove a 16 andares). São ao todo 18 árvores, que servirão de jardim vertical, cobertas com plantas tropicais, como orquídeas e bromélias.

Durante o dia, as árvores e suas enormes “copas” proverão sombra, abrigo diminuindo as ilhas de calor da cidade. Durante a noite, a copa das super árvores ganharão vida com projetores e iluminação especial. Onze árvores terão sistema solar fotovoltaico, que irá gerar energia para iluminação e para fazer funcionar o sistema de água utilizado para condicionar as estufas.

Trilhas de arborismo aéreos irão conectar algumas árvores, assim os visitantes poderão conhecer a estrutura a 50 metros de altura. Uma das árvores terá um restaurante com vista panorâmica para a baía e para os jardins.

O jardim será parte integral da cidade de Cingapura e irá capturar a essência da cidade com um ideal ecológico. O projeto ainda está em fase de construção e deve ficar pronto em junho de 2012.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia solarInfraestruturaPegadas ecológicasSingapuraTecnologias limpas

Mais de Mundo

Trump propõe plano para suspender teto da dívida e evitar paralisação do governo

Procuradora da Geórgia é afastada de caso de interferência eleitoral contra Trump

Argentina toma medidas para acelerar dolarização da economia

Luigi Mangione aceita ser transferido a Nova York para enfrentar acusações de homicídio