Mundo

Arranha-céus de 40 andares na capital da Chechênia pega fogo

O fogo se propagou pela fachada de vários andares do edifício residencial "Olimp", que com 145 metros é o mais alto da cidade

Prédio pega fogo na Chechênia: as autoridades evacuaram 30 pessoas que trabalhavam no imóvel, que, de acordo com testemunhas, está praticamente coberto por uma densa nuvem de fumaça preta. (REUTERS/Yelena Fitkulina)

Prédio pega fogo na Chechênia: as autoridades evacuaram 30 pessoas que trabalhavam no imóvel, que, de acordo com testemunhas, está praticamente coberto por uma densa nuvem de fumaça preta. (REUTERS/Yelena Fitkulina)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 11h13.

Moscou - Um arranha-céu de 40 andares está em chamas em Grozni, capital da república russa da Chechênia, sem que por enquanto haja informações sobre feridos, segundo as autoridades locais.

O fogo se propagou pela fachada de vários andares do edifício residencial "Olimp", que com 145 metros é o mais alto da cidade, está inacabado, ainda não abriga residentes e se encontra situado no recém-construído bairro de negócios "Grozni-City", informaram as agências locais.

As autoridades evacuaram 30 pessoas que trabalhavam no imóvel, que, de acordo com testemunhas, está praticamente coberto por uma densa nuvem de fumaça preta.

Por enquanto, mais de 100 bombeiros trabalham no local, mas não conseguiram extinguir o fogo, que se propagou pelo revestimento térmico da fachada do edifício.

Os serviços de emergência disseram que o fogo afeta apenas a fachada e não o interior do prédio.

As escadas de emergência de 50 metros de altura só permitem que os bombeiros cheguem com a mangueira até o 27° andar do "Olimp".


Um helicóptero Mim-8 do Ministério para Situações de Emergência foi deslocado para combater o incêndio.

O fogo não chegou ao pico mais alto do edifício, onde se encontra o maior relógio circular do mundo, de 14 metros de diâmetro e que segue marcando a hora exata.

Sem contar com Moscou, que tem arranha-céus de centenas de metros de altura, o "Olimp" é considerado o edifício mais alto da Rússia.

Construído por uma companhia turca, os sete arranha-céus da "Grozni City" - cinco edifícios residenciais, um hotel e um centro de negócios - foram equipados para suportar terremotos de até 9 graus na escala Richter.

Recentemente, o presidente checheno, Ramzan Kadyrov, presenteou o ator francês Gérard Depardieu, que recebeu em janeiro a cidadania russa, com um apartamento em um dos imóveis adjacentes.

"Grozni-City" é o orgulho das autoridades chechenas, que reconstruíram em uns alguns uma cidade que estava em estado de ruína após as duas sangrentas guerras entre o Exército federal russo e a guerrilha separatista.

Na capital chechena já se está construindo a "Grozni-City 2", que incluirá um arranha-céu de 300 metros de altura e que será inaugurado em 2016. 

Acompanhe tudo sobre:Arranha–céusÁsiaEuropaImóveisIncêndiosPrédios residenciaisRússia

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido