Mundo

Argentina assume presidência semestral do Mercosul

Em entrevista coletiva, Malcorra afirmou que junto aos chanceleres de Brasil,, Uruguai e Paraguai tratou a agenda para o próximo semestre

Malcorra: "Terminamos a reunião de sócios do Mercosul, assumimos a presidência temporária e temos uma importante agenda pela frente" (Kim Kyung-hoon / Reuters)

Malcorra: "Terminamos a reunião de sócios do Mercosul, assumimos a presidência temporária e temos uma importante agenda pela frente" (Kim Kyung-hoon / Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de dezembro de 2016 às 17h42.

Buenos Aires - A Argentina assumiu nesta quarta-feira a presidência semestral do Mercosul, durante a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), realizada em Buenos Aires com a presença dos chanceleres dos países fundadores do bloco, informou a ministra das Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra.

Em entrevista coletiva depois do encontro, Malcorra afirmou que junto aos chanceleres de Brasil, José Serra; Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e Paraguai, Eladio Loizaga, tratou a agenda para o próximo semestre, na qual serão prioritários assuntos como as negociações para concretizar um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

"Terminamos a reunião de sócios do Mercosul, assumimos a presidência temporária e temos uma importante agenda pela frente que estivemos discutindo", destacou a diplomata argentina.

Neste sentido, Malcorra declarou que na reunião se decidiu estreitar "ainda mais" os laços em tudo o que tem a ver com as negociações comerciais internacionais, motivo pelo qual decidiram integrar equipes para enfrentar "de maneira mais coordenada e consolidada" esse aspecto.

"Definitivamente a negociação do Mercosul e da União Europeia é prioritária, assim como o acordo inicial para avançar com Japão, Índia, Canadá e a questão da China", acrescentou Malcorra, que ressaltou que durante a presidência da Argentina se buscará reforçar o livre-comércio intrarregional e enfatizar "todas as barreiras" sanitárias e fitossanitárias regulatórias.

"Há uma série de coisas que não facilitam e põem limites a nossa própria integração interna e é difícil sair e vender-se no mundo se não estamos integrados regionalmente", comentou.

Além disso, Malcorra destacou especialmente a importância das micro, pequenas e médias empresas.

A reunião aconteceu envolvida por polêmica depois que Delcy Rodríguez, chanceler da Venezuela, país que foi afastado do bloco, denunciou hoje uma confabulação por ter sido proibida de entrar na reunião, à qual compareceu apesar de não ter sido convidada.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaArgentinaMercosul

Mais de Mundo

China diz que vitória do partido da Takaichi expõe 'problemas estruturais' no Japão

Premiê do Japão reafirma expansão fiscal após vitória nas eleições

Espanha enfrenta greve ferroviária de três dias após acidentes fatais

Aliado de María Corina Machado é preso novamente horas após deixar a cadeia