Mundo

Arábia Saudita corta relações diplomáticas com o Irã

O anúncio ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo


	Adel bin Ahmed Al-Jubeir: o anúncio ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo
 (AFP)

Adel bin Ahmed Al-Jubeir: o anúncio ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 05h52.

Riad - A Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irã neste domingo, informou o ministro das Relações Estrangeiras saudita, Adel al-Jubeir, após ataques contra a sua embaixada em Teerã.

Todos os membros da missão iraniana na Arábia Saudita têm 48 horas para sair do reino, disse al-Jubeir. "O regime iraniano tem um longo histórico de violações contra missões diplomáticas", acrescentou.

O anúncio ocorreu um dia depois do governo saudita executar 47 pessoas condenadas por terrorismo. Uma dessas pessoas era o clérigo xiita Nimr al-Nimr, que tinha 56 anos. Ele fazia oposição à dinastia sunita Al-Saud, que comanda no país desde a sua criação, em 1932.

A execução de al-Nimr gerou indignação em líderes xiitas do Irã, enquanto multidões invadiram a embaixada saudita em Teerã. A polícia foi chamada para restaurar a calma e 40 pessoas foram presas, informou o promotor de Teerã Abbas Jafari-Dolatabadi, segundo a agência de notícias estatal.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoÁsiaIrã - PaísArábia Saudita

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina