Aquecimento: mudança climática deverá elevar as temperaturas em muitas regiões, o que irá “aumentar sistematicamente o risco de vários tipos de conflito (AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2013 às 16h24.
Nova York - Segundo um artigo da revista Science, a mudança climática provavelmente desencadeie mais conflitos humanos.
Uma análise de 60 estudos diferentes, incluindo um que remonta a 10.000 a.C., descobriu que pessoas, grupos e nações são “substancialmente” mais propensos a se envolver em conflitos físicos em climas quentes e chuvosos.
A mudança climática deverá elevar as temperaturas em muitas regiões, o que irá “aumentar sistematicamente o risco de vários tipos de conflito”, de brigas em bares e estupros a guerras civis e conflitos internacionais, de acordo com o artigo.
“A maior evidência é que as temperaturas altas têm realmente importância”, disse Solomon Hsiang, um dos autores do estudo. “Com alguns poucos graus a mais sempre fica pior”.
As temperaturas mais elevadas afetam as pessoas através de uma combinação de fatores geográficos, sociológicos e fisiológicos, disse Hsiang.
Condições meteorológicas duras podem destruir plantações e causar escassez de alimentos. Excesso de chuvas pode provocar inundações, o que leva a conflitos por terras. Em uma simulação feita num dos estudos, policiais mostraram maior propensão a empunhar suas armas à medida que a sala de treinamento ia ficando mais quente.
“Os policiais disseram que eles se sentiram mais ameaçados quando eles estavam na sala quente”, disse Hsiang, professor de políticas públicas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e coautor do estudo quando trabalhava como pesquisador na Universidade de Princeton. “Imagine que você está em um país, há manifestantes e policiais que devem manter a ordem. A resposta ao protesto pode mudar de acordo com as condições ambientais”.
Mais conflitos
O estudo constatou que a taxa de violência interpessoal, incluindo agressões e estupros, aumenta 4 por cento por cada “mudança do desvio padrão no clima para temperaturas mais quentes ou chuvas mais intensas”. No caso de conflitos entre grupos, a alta é de 14 por cento.
Um desvio padrão é comparável a um aumento de 0,4 graus Celsius (0,6 graus Fahrenheit) num país africano durante um mês, ou a uma alta de 3º C em uma cidade americana durante um mês. Muitas áreas do planeta estão em vias de se aquecer de 2 a 4 desvios padrão daqui a 2050.