Mundo

Aplicativo para iPhone premia quem anda de bicicleta ou a pé em Londres

Bônus para pessoas que optam por meios alternativos e não poluentes de deslocamento incluem descontos em cinema e lojas conveniadas da cidade

Aplicativo re.route sugere rotas alternativas para fazer a pé ou de bike em Londres (Getty Images)

Aplicativo re.route sugere rotas alternativas para fazer a pé ou de bike em Londres (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 15 de maio de 2012 às 11h16.

São Paulo – Imagine ser recompensado monetariamente por deixar o carro em casa e ir a pé ou de bicicleta para o trabalho? Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, essa é a tática que a prefeitura de Londres pretende adotar para estimular a mobilidade sustentável, reduzir a poluição e os níveis de congestionamento.

Por trás do bônus verde está a empresa Recyclebank que, em parceria com a companhia de transporte municipal Transport for London (TfL), criou um aplicativo para smartphone capaz de mensurar e pontuar os deslocamentos por meios alternativos de cada pessoa.

Quando um usuário digita o destino de sua viagem, o app re.route sugere rotas para percorrer a pé ou de bike. Quem segue uma das vias alternativas ganha cinco pontos de recompensa, que são então convertidos em prêmios resgatáveis na forma de descontos em lojas e cinemas conveniados.

O sistema também informa ao usuário quantas calorias queimou ao usar uma alternativa ao carro particular e aos transportes públicos. Disponível apenas para iPhone, o aplicativo começou a valer essa semana e no futuro há planos de gerar uma versão para Android.

A inciciativa vem ao encontro das propostas do prefeito recém reeleito Boris Johnson de tornar a cidade mais verde, especialmente com a aproximação dos Jogos Olímpicos, que promete movimentar o trânsito local em julho. Os britânicos conhecem bem os efeitos benéficos do transporte alternativo não só para o meio ambiente, mas para a economia. Segundo estudo da London School of Economics, a prática do ciclismo gera R$ 7,9 bilhões para os cofres britânicos anualmente.

Recyclebank

Criado há sete anos, o Recyclebank nasceu como um programa de incentivo à reciclagem, recompensando consumidores que descartam corretamente o lixo. As famílias participantes do programa conseguem receber até 200 dólares por ano. Atualmente, a iniciativa, presente no Reino Unido e nos Estados Unidos, conta com mais de 3 milhões de participantes e 3 mil estabelecimentos comerciais conveniados.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasEuropaLondresMeio ambienteMetrópoles globaisPoluiçãoReino UnidoSustentabilidade

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA