Após Irma, Caribe já se prepara para outro furacão

Cerca de 1.400 quilômetros a leste do arco antilhano, furacão José se encontra, atualmente, na categoria um. A escala que mede furacões vai até cinco.

O furacão José se aproxima das Antilhas, "mas é incomparável com o Irma" e certamente vai ficar longe da terra, levando, contudo, fortes chuvas às já atingidas ilhas de Saint Martin e Saint Barts - informou o serviço de meteorologia francês, Météo France, nesta quinta-feira (7).

Cerca de 1.400 quilômetros a leste do arco antilhano, José se encontra, atualmente, na categoria um. A escala que mede furacões vai até cinco.

"Vai-se aproximar entre hoje e sábado e vai passar a poucas centenas de quilômetros a norte/noroeste de St. Martin e de St. Barts", provavelmente com categoria dois no sábado, indicou o meteorologista Etienne Kapikian.

"A natureza do fenômeno é a mesma que a do Irma, mas mais fraca", explicou, acrescentando que, por ora, não se prevê que o olho do furacão passe por terra.

O entorno do José pode desencadear, porém, "chuvas tempestuosas e fortes ondulações" - sobretudo, nas ilhas já devastadas pelo Irma.

"Não são as condições ideais para operações de resgate, mas é incomparável com o Irma", disse Kapikian.

Há ainda um outro furacão na região, o Katia, no Golfo do México.

Ainda na categoria um, ele "vai tocar a terra no México, no norte do estado de Veracruz, entre hoje e sexta-feira. Pode levar fortes chuvas à costa mexicana, que também poderiam chegar no sábado à Cidade do México", segundo o Météo France.

"Teremos três ciclones simultaneamente no Atlântico, algo que não acontecia há sete anos", completou Kapikian.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.