Mundo

Após derrota na Câmara, democratas manterão controle do Senado

Partido Democrata deverá manter o controle do Senado americano, embora perca algumas cadeiras para os republicanos

A democrata Barbara Boxer foi eleita para o Senado norte-americano (Eric Thayer/Getty Images)

A democrata Barbara Boxer foi eleita para o Senado norte-americano (Eric Thayer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2010 às 06h48.

Washington - Após perder sua maioria na Câmara de Representantes, o Partido Democrata deverá manter o controle do Senado americano nas eleições desta terça-feira, embora perca algumas cadeiras para os republicanos, indicam as projeções da mídia dos Estados Unidos.

Segundo emissoras de TV, a democrata Barbara Boxer venceu a republicana Carly Fiorina na corrida ao Senado pelo estado da Califórnia, o que tornou quase impossível que os republicanos consigam somar as 51 cadeiras necessárias para a maioria.

Até antes do pleito, os republicanos tinham 41 das 100 cadeiras, no que era preciso a conquista de pelo menos dez novos assentos. Os republicanos conseguiram tirar até agora seis cadeiras dos democratas.

Em Illinois, o republicano Mark Kirk ocupará o assento que foi do atual presidente dos EUA, Barack Obama, antes de chegar ao poder.

Em Arkansas, John Boozman assumirá a vaga de Blanche Lincoln; em Indiana, o assento de Evan Bayh corresponde agora a Dan Coats; em Dakota do Norte, John Hoeven substituirá Byron Dorgan; em Wisconsin, o progressista Russ Feingold cederá sua cadeira a Ron Johnson; e na Pensilvânia, Pat Toomey derrotou John Sestak.

Os republicanos garantiram a maioria na Câmara de Representantes ao conquistar 44 cadeiras, cinco a mais que o mínimo necessário para retomar o controle perdido em 2006. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles