Mundo

APCE pede libertação dos manifestantes detidos na Rússia

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa ressaltou que o direito de se manifestar pacificamente é 'um dos direitos fundamentais da população'

Desde a divulgação dos primeiros resultados das eleições parlamentares, mais de mil pessoas foram detidas pela Polícia em várias cidades da Rússia (Andrey Smirnov/AFP)

Desde a divulgação dos primeiros resultados das eleições parlamentares, mais de mil pessoas foram detidas pela Polícia em várias cidades da Rússia (Andrey Smirnov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 11h54.

Paris - A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) reivindicou às autoridades russas nesta quinta-feira a libertação 'imediata' de todos os manifestantes que foram detidos durantes os protestos contra o resultado das eleições parlamentares do último domingo.

Desde a divulgação dos primeiros resultados das eleições parlamentares, mais de mil pessoas foram detidas pela Polícia em várias cidades da Rússia. Os manifestantes foram às ruas contra uma suposta fraude eleitoral.

A APCE ressaltou que o direito de se manifestar pacificamente é 'um dos direitos fundamentais da população', afirmando que 'nada justifica' essas prisões. Segundo a APCE, 'as pessoas detidas possuem o mesmo direito de serem protegidas pela Polícia como aquelas que respaldam o lado vencedor do pleito'.

As manifestações foram convocadas por distintas forças opositoras após a divulgação de inúmeras denúncias de 'falsificação' dos resultados eleitorais, que, com 99,9% dos votos apurado, confirmam a vitória da RU com 49,3%. Com o resultado, o partido governante deverá obter 238 das 450 cadeiras da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo.

Os resultados foram amplamente questionados dentro e fora do país, sendo que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou na última terça-feira que essas eleições 'não são livres, nem justas' e que menosprezam a confiança da cidadania nas instituições russas. 

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilÁsiaEuropaProtestosRússia

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA