Mundo

Angra está em alerta máximo por causa de cheia de rio

O rio Mambucaba já atingiu pelo menos 80% do nível de transbordamento

Enchente em Angra dos Reis: ontem, choveu forte na cidade, a partir do final da tarde, causando estragos em toda a cidade (Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis)

Enchente em Angra dos Reis: ontem, choveu forte na cidade, a partir do final da tarde, causando estragos em toda a cidade (Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 08h29.

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro informou que o município de Angra dos Reis, no sul fluminense, está em alerta máximo, por causa da chuva que atinge a localidade e provoca a cheia do Rio Mambucaba. O alerta máximo é o nível mais grave entre os quatro existentes (os outros são alerta, atenção e vigilância), que significa que o rio já atingiu pelo menos 80% do nível de transbordamento.

Angra já havia sido afetada por temporal na semana passada. Ontem, choveu forte na cidade, a partir do final da tarde, causando estragos em toda a cidade. Houve alagamentos dos bairros de Mambucaba e Japuíba. Uma barreira deslizou na altura de Monsuaba, interditando temporariamente a Rodovia Rio-Santos (BR-101).

Os outros 44 rios de 24 municípios fluminenses monitorados pelo Inea estão em estágio de atenção, quando há previsão de chuva forte a moderada. Também ontem, a cheia do Rio Água Branca, no sul do estado, provocou o fechamento da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Resende.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que chova hoje (11) em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Pancadas de chuva devem continuar a ocorrer ao longo do final de semana.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão