Mundo

Análise sobre desemprego leva Nobel de Economia

Norte-americanos tentaram explicar relação entre desemprego e política econômica

Os norte-americanos Peter Diamond e Dale Mortensen e o britânico Christopher Pissarides foram premiados por análise sobre o desemprego (.)

Os norte-americanos Peter Diamond e Dale Mortensen e o britânico Christopher Pissarides foram premiados por análise sobre o desemprego (.)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.

São Paulo - Os norte-americanos Peter Diamond e Dale Mortensen, e Christopher Pissarides, que tem cidadania britânica e cipriota, levaram nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia de 2010. O trio foi lembrado por ter desenvolvido um método de análise dos mercados, segundo o júri do Nobel.

O comitê encarregado de apontar os premiados de Economia do Nobel deste ano destacaram os três economistas por suas "análises dos mercados sujeitos a fricções". Os estudos deles tentam explicar, por exemplo, as relações entre a política econômica e o desemprego, ou o motivo de haver muitos desempregados, mesmo com tantos empregos oferecidos, lembrou o comitê.

O Prêmio Nobel de Economia foi estabelecido em 1968, pelo Banco Central da Suécia, e passou a ser concedido a partir do ano seguinte. O trio deve dividir uma premiação de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,5 milhão). As informações são da Dow Jones.

Leia mais: Conheça os 10 últimos ganhadores do Nobel de Economia

Siga as notícias de Mundo no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:Desemprego

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia