O terremoto no Haiti: desastres atrapalham a economia local (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2011 às 10h19.
Washington - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) espera fornecer em 2011 mais de US$ 500 milhões à América Latina e Caribe como ajuda a minimizar os impactos dos desastres naturais na região, entre os quais figuram as chuvas que caíram em janeiro na Região Serrana do Rio de Janeiro, informou o organismo nesta quinta-feira.
A previsão financeira para eventuais desastres é uma preocupação crescente na América Latina e Caribe. No ano passado, além do Brasil, a Venezuela e a Colômbia também foram vítimas das águas, e a região foi testemunha de devastadores terremotos no Chile e Haiti e de uma ativa temporada de furacões na América Central e no México.
O BID lembrou que os desastres naturais podem desequilibrar as contas fiscais de qualquer país e solapar a capacidade de os Governos responderem a emergências e tomarem medidas para reparar ou mitigar os impactos sociais e econômicos de tais catástrofes.
A pedido dos Governos de vários países-membros, o BID desenvolveu um enfoque integrado de gestão de riscos financeiros perante desastres naturais, que tem como objetivo ajudar os países a se prepararem melhor para enfrentar emergências causadas por eventos catastróficos.