Mundo

Ambições da Ucrânia na Otan ameaçam paz, diz Rússia

Líderes mundiais se reúnem no Reino Unido para a cúpula da Otan, que deverá discutir a crise na Ucrânia e sua aproximação do bloco


	Sergei Lavrov: "Esta é uma tentativa de inviabilizar todos os esforços para organizar um diálogo com o objetivo de garantir a segurança nacional"
 (Yves Herman/AFP)

Sergei Lavrov: "Esta é uma tentativa de inviabilizar todos os esforços para organizar um diálogo com o objetivo de garantir a segurança nacional" (Yves Herman/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 12h14.

Moscou - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quinta-feira que os esforços da Ucrânia para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão colocando em risco as tentativas para um cessar-fogo entre Kiev e separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Enquanto os líderes mundiais se reúnem no Reino Unido para a cúpula da Otan, que deverá discutir a crise na Ucrânia, Lavrov advertiu o Ocidente a não apoiar o desejo de Kiev de estreitar as relações com a organização.

"É necessário coibir tais tentativas. Parem de provocar tais abordagens a partir do exterior e trabalhem juntos para o mesmo objetivo, que é assegurar a unidade nacional na Ucrânia", disse Lavrov.

O governo da Ucrânia aprovou ontem um projeto de lei que permite ao país se juntar blocos militares. A Rússia considera ambições da Ucrânia na Otan uma ameaça aos seus interesses.

"Esta é uma tentativa de inviabilizar todos os esforços para organizar um diálogo com o objetivo de garantir a segurança nacional", disse Lavrov em uma reunião com o secretário-geral do Conselho da Europa, o norueguês Thorbjørn Jagland.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA