Mundo

Alemanha tem primeiro caso de zika por transmissão sexual

Devido à estação do ano e à região geográfica se pode descartar que o vírus tenha sido transmitido por um mosquito, segundo ressalta o RKI em comunicado


	Zika: devido à estação do ano e à região geográfica se pode descartar que o vírus tenha sido transmitido por um mosquito, segundo ressalta o RKI em comunicado
 (Jaime Saldarriaga / Reuters)

Zika: devido à estação do ano e à região geográfica se pode descartar que o vírus tenha sido transmitido por um mosquito, segundo ressalta o RKI em comunicado (Jaime Saldarriaga / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2016 às 11h03.

Berlim - O Instituto Robert Koch (RKI) de Berlim, especializado em virologia, confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso de contágio do vírus da zika por transmissão sexual na Alemanha.

Devido à estação do ano e à região geográfica se pode descartar que o vírus tenha sido transmitido por um mosquito, segundo ressalta o RKI em comunicado.

A pessoa infectada é uma mulher que manteve relações sexuais com seu parceiro sem proteção.

Segundo o instituto, o homem esteve no início de abril em Porto Rico e, após seu retorno à Alemanha, começou a apresentar sintomas próprios de uma infecção pelo vírus da zika.

O Instituto de Medicina Tropical Bernhard Nocht detectou em um exame de urina o genoma do vírus da zika, além de constatar a presença de anticorpos.

A mulher, que desde meados de janeiro de 2016 não tinha estado em nenhuma região onde o vírus está espalhado, desenvolveu sintomas de contágio duas semanas depois que seu parceiro.

Embora a principal via de contágio do vírus da zika seja o mosquito Aedes aegypti, já foram registrados ao redor do mundo casos de infecção por transmissão sexual.

Por isso, o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), recomenda aos homens que tenham viajado para áreas afetadas que utilizem preservativos em suas relações sexuais, também com mulheres grávidas.

Atualmente, o vírus da zika está estendido principalmente na região da América Central, América do Sul e Caribe, mas também em países do Pacífico Sul.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBerlimDoençasDoenças sexualmente transmissíveisEuropaMetrópoles globaisPaíses ricosZika

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame