Mundo

Alemanha se prepara para primeiro debate entre candidatos a suceder Merkel

Uma nova pesquisa publicada neste domingo pelo jornal Bild mostra que os social-democratas têm 24% das intenções de voto, contra 21% dos conservadores e 17% dos verdes

Armin Laschet, candidato da União Democrata Cristã (CDU), com a chanceler Angela Merkel, em Düsseldorf. (ISABELLE LE PAGE/AFP)

Armin Laschet, candidato da União Democrata Cristã (CDU), com a chanceler Angela Merkel, em Düsseldorf. (ISABELLE LE PAGE/AFP)

A

AFP

Publicado em 29 de agosto de 2021 às 15h59.

Os três principais candidatos para suceder Angela Merkel se enfrentam neste domingo (29) no primeiro grande debate exibido na televisão, a menos de um mês das eleições legislativas da Alemanha em 26 de setembro, que representarão o fim de 16 anos de mandato da chanceler.

O conservador Armin Laschet, o social-democrata Olaf Scholz e a ecologista Annalena Baerbock debaterão a partir das 20H10 locais (15H10 de Brasília) nas emissoras privadas RTL e n-tv.

Uma nova pesquisa publicada neste domingo pelo jornal Bild mostra que os social-democratas têm 24% das intenções de voto, contra 21% dos conservadores e 17% dos verdes.

O jornal menciona um "estado de pânico no lado da união conservadora" da CDU de Merkel e de seus aliados bávaros CSU. Há seis meses, os conservadores tinham 34% das intenções de voto.

A formação do próximo governo será complicada, com até três partidos em uma coalizão provavelmente inclua os liberais do partido FDP (12%), que podem inclinar a balança, ou inclusive o partido de esquerda radical Die Linke.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleições

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Mais na Exame