Exame Logo

Alemanha pede que EUA expliquem suspeito "agente duplo"

Alemão foi preso na semana passada sob suspeita de ser um agente duplo que passava informações aos Estados Unidos

Espionagem: Caso ameaça golpear ainda mais laços da Alemanha com Washington (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2014 às 11h40.

 Berlim - O governo <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/alemanha">alemão</a></strong> quer uma explicação rápida e clara de Washington para o aparente contato da inteligência dos <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos </a></strong> com um alemão preso na semana passada sob suspeita de ser um agente duplo, disse o ministério do Interior, Thomas de Maiziere, em entrevista a um jornal.</p> 

"Eu espero que todos cooperem prontamente para esclarecer essas alegações -- com comentários rápidos e claros dos EUA também", afirmou de Maiziere ao jornal Bild, de acordo com trechos da edição de segunda-feira.

A Casa Branca e o Departamento de Estado recusaram-se até agora a comentar sobre a prisão do funcionário de 31 anos de idade da BND, a agência de inteligência internacional alemã. Ele admitiu passar documentos a um contato norte-americano, de acordo com fontes políticas e de inteligência.

Veja também

Os documentos incluem informações sobre um comitê parlamentar que avalia alegações do ex-funcionário da inteligência dos EUA Edward Snowden de que Washington realizou ampla vigilância na Alemanha, incluindo o monitoramento do telefone da chanceler Angela Merkel.

O caso ameaça golpear ainda mais os laços com Washington, que foram testados no ano passado por revelações de espionagem de larga escala na Alemanha pela Agência de Segurança Nacional ( NSA , na sigla em inglês) dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaNSAPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame