Mundo

Alemanha obriga correios a enviarem propaganda neonazista

O tribunal revogou sentença de uma instância inferior e que condenou a Deutsche Post a assinar um contrato com o NPD para distribuição da publicação ''Klartext''


	Deutsche Post: empresa argumentou que sua obrigação é distribuir correspondência com destinatário, não realizar propaganda com panfletos ou publicações
 (Miguel Villagran/Getty Images)

Deutsche Post: empresa argumentou que sua obrigação é distribuir correspondência com destinatário, não realizar propaganda com panfletos ou publicações (Miguel Villagran/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 20h32.

Berlim - A Suprema Corte da Alemanha determinou nesta quinta-feira que a Deutsche Post, a empresa de correios do país, continue enviando propaganda do neonazista Partido Nacional Democrata (NPD), pois a legenda é considerada legal.

O tribunal com sede em Karlsruhe anunciou que revogou sentença de uma instância inferior e que condenou a Deutsche Post a assinar um contrato com o NPD para distribuição da publicação ''Klartext''.

A orientação política ou ideológica não desempenha nenhum papel nesse tipo de serviço universal, afirmou a sentença, na qual se ressaltou que função do correios obriga a Deutsche Post a realizar o serviço.

A sentença representa um triunfo para o grupo parlamentar do NPD na câmera regional do estado da Saxônia, que tinha perdido no Tribunal de Dresden sua representação contra a Deutsche Post para exigir a distribuição de suas publicações.

A Deutsche Post argumentou que sua obrigação é distribuir correspondência com destinatário, não realizar propaganda com panfletos ou publicações.

A Suprema Corte alemã deu razão aos advogados do NPD, que apelaram para a liberdade de expressão e acusaram a Deutsche Post de ''censura velada'' por sua negativa em distribuir uma publicação com opiniões que não compartilha.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaNazismoPublicidade

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA