Alemanha manterá relação próxima com Reino Unido, diz Merkel

A chanceler alemã disse que a Alemanha continuará conversas relacionadas a temas econômicos e de defesa com o Reino Unido

Potsdam -- A chancelar alemã Angela Merkel afirmou nesta manhã que a Alemanha manterá relacionamento próximo com o Reino Unido para temas econômicos e de defesa, após os britânicos terem decidido em referendo realizado na quinta-feira (23) deixar a União Europeia.

O Reino Unido "continuará sendo um parceiro próximo de países com os quais já se relaciona economicamente, compartilhando garantias mútuas como membro da (Organização do Tratado do Atlântico Norte) Otan e permanecendo em contato de muitas outras formas", afirmou Merkel após encontro com líderes de seu partido.

Merkel declarou que o próximo passo seria o Reino Unido comunicar às lideranças das 27 Estados membro da União Europeia quais são suas expectativas para o relacionamento futuro com o bloco. A chanceler alemã afirmou também que ficaria à cargo dos chefes de Estado da União Europeia definir "até que ponto tais expectativas podem ser atendidas". Merkel declarou, ainda, que as negociações devem ser conduzidas dentro de "um clima bom e prático". 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.