Estamos de cara nova! E continuamos com o conteúdo de qualidade.
Nova Exame

Alemanha alerta: o que sabemos sobre o tiroteio em Munique

Acompanhe a repercussão do que está acontecendo na cidade alemã. Polícia pede que população permaneça em casa

São Paulo - Um tiroteio ocorreu na cidade de Munique, Alemanha no final da tarde desta sexta-feira. O ataque deixou ao menos 8 mortos e muitos feridos e é possível que mais de um atirador esteja envolvido.

Acompanhe abaixo a cobertura ao vivo ddos últimos desdobramentos do caso na maior cidade do estado da Baviera. 

22/07/2016 - 19:18

Atualização

Até o momento, a polícia contabilizou 9 mortos dentro do shopping e não revelou o número de pessoas feridas. Suspeita-se que o 9º corpo encontrado seria de um dos homens envolvidos no tiroteio, mas as autoridades ainda não confirmaram essa informação.

Embora o Estado Islâmico tenha se identificado como grupo responsável por esse ataque e o incidente estar sendo tratado como possível ato terrorista, a polícia alemã ainda não oficializou nenhum dado sobre esse assunto.

Munique segue praticamente fechada. O transporte público não está funcionando e, por acreditarem que os atiradores estejam foragidos, a polícia pede que a população evite aglomerações públicas e que permaneça em casa.

Angela Merkel, a primeira-ministra da Alemanha, convocou uma reunião de emergência que acontecerá amanhã para debater os desdobramentos desse ataque.

O blog ao vivo de EXAME.com chega ao fim, mas a cobertura desse episódio de violência seguirá em nosso site. Obrigada pela companhia e boa noite a todos. 

22/07/2016 - 18:44

Massacre na Noruega completa 5 anos

Em um dia de tristeza na Alemanha, o mundo relembra outra tragédia que completa cinco anos hoje: o massacre da Noruega. Na ocasião, o terrorista norueguês Anders Breivik matou 77 pessoas e feriu outras 50. Hoje, ele cumpre pena de 21 anos de prisão.

A história desse que é o pior ataque terrorista já visto em solo norueguês virou um importante livro nas mãos de Asne Seierstad, autora do best-seller “O Livreiro de Cabul” (2006). Em “Um de Nós’, ela se debruçou na vida de Breivik e montou um interessante retrato dessa personalidade perturbada. 

"Um de nós": como o terrorismo floresce num país "perfeito"

22/07/2016 - 18:08

Governo se manifesta

O presidente alemão Joachim Gauck se manifestou há pouco sobre o ataque em Munique. Em comunicado oficial, ele disse estar horrorizado e manifestou solidariedade com as vítimas e suas famílias. 

Presidente alemão está "horrorizado" com "sangrento ataque"

22/07/2016 - 17:53

Violência na Baviera

A cidade de Munique fica a quase 600 quilômetros de Berlim e é ainda a capital do estado da Baviera. Conta com cerca de 1,3 milhão e habitantes e é uma das melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida, segundo análises da consultoria Mercer.

Ataques violentos são raros em Munique e na Baviera. Mas, somente neste ano, a região observou dois casos que chamaram a atenção internacional, a parte do ataque desta sexta-feira, cujos detalhes ainda não foram esclarecidos.

Um deles ocorreu em maio, quando um homem atacou com uma faca em uma estação de trem em Grafing, que fica a 32 quilômetros da capital bávara, deixando uma pessoa morta e três feridas.

Outro caso aconteceu em Würzburg, onde um jovem afegão atacou os passageiros de um trem com um machado, mas não feriu ninguém fatalmente. Foi o primeiro caso ligado ao grupo extremista Estado Islâmico registrado em solo alemão.

Em Munique, o episódio mais conhecido de violência aconteceu em 1972, durante os Jogos Olímpicos. Na ocasião, um grupo terrorista palestino tomou atletas israelenses como reféns na vila olímpica. Ao todo, onze atletas e um policial morreram, assim como foram mortos cinco terroristas. 

.box-article .mat-corpo{margin-top:0px;}
.info-img-articles{display:none !important;}

22/07/2016 - 17:47

9ª vítima?

A rede de notícias Associated Press informou há poucos minutos que a polícia encontrou um 9º corpo dentro do shopping e investigam se essa pessoa poderia ser um dos atiradores.

22/07/2016 - 17:42

Líderes começam a se manifestar

A possível pré-candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata Hillary Clinton acabou de se manifestar sobre o ocorrido em Munique no Twitter. “Monitoranto a situação horrível em Munique. Estamos ao lado dos nossos na Alemanha enquanto trabalham para levar os responsáveis para a justiça”.

22/07/2016 - 17:31

Número de mortos sobe para 8

O ataque no shopping Olympia sofreu uma triste atualização: agora, a polícia de Munique confirma 8 mortos.

22/07/2016 - 17:04

Contato com a polícia

A polícia de Munique divulgou um número que as pessoas que estiverem na cidade podem usar para ter notícias sobre os desaparecidos.

22/07/2016 - 17:01

Vídeo mostra suposto atirador

Um vídeo divulgado pela rede de notícias CNN e que circulou amplamente nas redes sociais mostra o momento em que o suposto atirador do shopping iniciou o seu ataque.
As imagens são chocantes. Veja abaixo:

22/07/2016 - 16:42

2º tiroteio?

Ao que tudo indica, os relatos de que outro tiroteio teria ocorrido no centro da cidade não se consumaram. A polícia de Munique disse há pouco ainda não ter confirmado outras cenas de violência.

22/07/2016 - 16:39

Facebook aciona ferramenta

O Facebook ativou a sua ferramenta Safety Check para que as pessoas que estejam em Munique e arredores possam informar aos amigos e familiares se estão seguras. 

22/07/2016 - 16:35

Jihadismo na Europa

Enquanto autoridades alemãs falam em possível ato terrorista e membros do Estado Islâmico reivindicam a autoria do tiroteio em Munique, volta à tona a questão acerca do jihadismo na Europa.

De acordo com números do International Centre for the Study of Radicalisation, há ao menos 11 mil ocidentais lutando ao com grupos extremistas na Síria. Esse número vem aumentando com adesão cada vez maior de pessoas do Leste Europeu. 

O que fazer com as pessoas que vão para lugares como o Iraque ou a Síria e decidem voltar para seus países tempos depois? Veja nesta matéria de EXAME.com como a Dinamarca lida com esse problema -> A resposta da Dinamarca para seus jihadistas? Reabilitação

A resposta da Dinamarca para seus jihadistas? Reabilitação

22/07/2016 - 16:24

URGENTE - 5 mortos em shopping. Número pode subir

Autoridades alemãs estão falando ao vivo no momento e confirmaram que ao menos 5 pessoas morreram e muitas estão feridas no incidente do shopping. Eles suspeitam que ao menos três atiradores estiveram envolvidos e que eles estariam armados com rifles. O paradeiro atirador ou atiradores ainda é desconhecido.

22/07/2016 - 16:18

Vídeo mostra exterior de shopping

Um vídeo divulgado no YouTube pelo site de notícias RT e outros veículos internacionais, mas cuja veracidade ainda não foi confirmada, mostra o momento em que as pessoas correm para deixar as imediações do shopping. Veja abaixo:

https://youtube.com/watch?v=heHsj8qMKog%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0

22/07/2016 - 16:10

Foto falsa circula nas redes sociais

Nas redes sociais, circulam informações falsas sobre o que ocorreu nesta tarde em Munique. Uma imagem que circula como sendo do interior do shopping alemão é, na realidade, uma foto de um shopping da África do Sul, mostrou o braço alemão do site de notícias BuzzFeed.

22/07/2016 - 15:57

Investigação em andamento

De acordo com a agência de notícias Associated Press, a polícia de Munique tem fortes suspeitas de que o incidente do shopping nesta sexta-feira é um ataque terrorista.

22/07/2016 - 15:46

Ataque terrorista?

Ainda não há detalhes acerca do que, afinal, motivou esse tiroteio, tampouco se é um ataque terrorista. Mas, segundo a agência Reuters, simpatizantes do grupo terrorista Estado Islâmico celebram nas redes sociais o incidente. “O EI está expandindo para a Europa”, disse uma das mensagens vistas pela agência.

Vale lembrar que o episódio em Munique vem dias depois que um jovem afegão atacou cinco pessoas com um machado em um trem que tinha como destino a cidade de Wurzburg, também na Baviera. O autor era requerente de asilo e havia jurado lealdade ao grupo extremista.

22/07/2016 - 15:26

Situação no shopping Olympia

Uma porta-voz da polícia de Munique disse em comunicado que as autoridades acreditam estar lidando com mais de um atirador. “Os primeiros relatos de tiroteio chegaram às 18h e teria começado no McDonald’s do shopping”, informou.

A notícia de tiroteio no centro da cidade ainda não foi confirmada, mas a polícia alerta que as circunstâncias ainda não foram esclarecidas e pede que as pessoas evitem locais públicos. 

22/07/2016 - 15:10

O que sabemos sobre os tiroteios em Munique

Um tiroteio ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (horário local) na cidade de Munique, Alemanha. De acordo com informações preliminares, divulgadas pelo jornal Münchner Abendzeitung, ao menos 15 pessoas morreram e muitas estão feridas. 

Segundo um funcionário do shopping Olympia, há pessoas escondidas dentro do local e ele relatou ter ouvido muitos tiros. A polícia da cidade pediu que as pessoas deixassem as ruas de Munique e que permaneçam em suas casas. 

Momentos depois, o site Sky News reportou um segundo tiroteio, dessa vez na Marienplatz, uma das principais praças da capital da Baviera.

A polícia ainda não confirmou o número de mortos, feridos e nem a ocorrência de um segundo tiroteio.

22/07/2016 - 15:00

Transporte público

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung acaba de informar que o sistema de transporte público da cidade está fechado.

22/07/2016 - 14:53

Atirador está foragido

Segundo a polícia local, o atirador do shopping Olympia, onde ocorreu o primeiro tiroteio, está foragido. Autoridades pedem que a população tenha atenção e evitem locais abertos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 4,90/mês
  • R$ 14,90 a partir do segundo mês.

  • Acesse quando e onde quiser.

  • Acesso ilimitado ao EXAME Invest, macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo e tecnologia.
Assine

exame digital anual

R$ 129,90/ano
  • R$ 129,90 à vista ou em até 12 vezes. (R$ 10,83 ao mês)

  • Acesse quando e onde quiser.

  • Acesso ilimitado ao EXAME Invest, macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo e tecnologia.
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Veja também