Mundo

Alckmin segue na liderança em SP com 47% dos votos

Aloizio Mercadante (PT) subiu nove pontos desde a última sondagem do Ibope e saltou de 14% para 23%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, oscilou negativamente, mas continua liderando com folga a disputa estadual com 47% das intenções de voto, aponta pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem. Ele assiste à aproximação de Aloizio Mercadante (PT), que subiu nove pontos desde a última sondagem Ibope, do 30 de julho, e saltou de 14% para 23%.

Mesmo com a ascensão do petista, que coincide com a entrada do horário eleitoral gratuito em rádio e TV, Alckmin venceria no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Seus adversários somaram 42% das intenções de votos válidos - 15 pontos porcentuais a menos do que o alcançado pelo candidato tucano.

Celso Russomanno (PP) atingiu 8%, enquanto Paulo Skaf, do PSB, marcou 2% e Fábio Feldmann (PV), 1%. Luiz Carlos Prates, o Mancha (PSTU), Paulo Búfalo (PSOL), Igor Grabois (PCB) e Anaí Caproni (PCO) não pontuaram.

Os votos brancos e nulos para a disputa ao governo paulista somam 7%. Os indecisos são 11%.

Segundo turno

Em um possível cenário de segundo turno entre Alckmin e Mercadante, o candidato tucano também venceria, com 54% das intenções de voto. Nessas condições, o petista atingiria 30%. Brancos e nulos seriam 8%, mesmo porcentual de indecisos.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Alckmin lidera com 29% das intenções de voto. Mercadante assinalou 18% e Celso Russomanno, 4%. Skaf e Anaí Caproni marcaram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Nessa modalidade, brancos e nulos somaram 8%. Os indecisos são 38%.

Senado

Na disputa pelas duas vagas paulistas no Senado, a pesquisa aponta a manutenção da liderança da candidata do PT, Marta Suplicy, com 36% das intenções devoto. Ela subiu cinco pontos porcentuais desde a última sondagem, no final de julho.

Marta é seguida pelo vereador e pagodeiro Netinho de Paula (PC do B), que atingiu 24% e está tecnicamente empatado com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), que somou 21%.

Candidato à reeleição, Romeu Tuma (PTB) aparece em quarto lugar, com 14%, empatado tecnicamente com Ciro Moura (PTC) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que foram apontados por 11% dos eleitores.

Mais atrás na disputa por uma cadeira no Senado, o cantor Moacyr Franco, do PSL, marcou 8%, enquanto Ricardo Young (PV), Serpa (PSB) e Ana Luiza (PSTU) somaram 2%.

Marcelo Henrique (PSOL), Dirceu Travesso (PSTU) e Dr. Redó (PP) atingiram 1%. Mazzeo (PCB) e Afonso Teixeira (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos na disputa ao Senado são 17%. Indecisos somam 31%.

A pesquisa foi registrada no TSE com número 26.139/2010 e ouviu 2.506 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Leia outras notícias sobre Eleições 2010

Siga as notícias de Economia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2010Metrópoles globaisOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadoressao-paulo

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia