Mundo

Ahmadinejad diz que não vetou petróleo à Europa

Presidente do Irã 'não anunciou o cancelamento da provisão de petróleo, já que as principais bases do governo de Ahmadinejad são a cooperação e o diálogo', diz assessor

Assessor de Ahmadinejad afirmou que o Irã é 'um país poderoso' e está preparado para dar uma resposta 'arrasadora'  (AFP)

Assessor de Ahmadinejad afirmou que o Irã é 'um país poderoso' e está preparado para dar uma resposta 'arrasadora' (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2012 às 20h06.

Teerã - Ali Akbar Khavanfekr, assessor de imprensa do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira que o governante não determinou o corte do fornecimento de petróleo a países hostis, como alguns da União Europeia (UE), já que prefere o diálogo.

As declarações de Khavanfekr parecem indicar divergências dentro do governo iraniano, após a suspensão da provisão de petróleo à França e ao Reino Unido e as advertências do ministro do Petróleo, Rostam Qasemi, de que o país poderia cortar seu fornecimento aos demais Estados europeus que importam o combustível do Irã.

O assessor declarou que o presidente do país 'não anunciou o cancelamento da provisão de petróleo (a países hostis), já que as principais bases do governo de Ahmadinejad são a cooperação e o diálogo'.

'Nossa relação com alguns países europeus é boa, já com outros temos problemas que devemos solucionar', acrescentou Khavanfekr, que também é o diretor da agência de notícias oficial, 'Irna', e do jornal estatal 'Iran'.

Para ressaltar a diferença entre os países europeus e o resto do mundo, com os quais insistiu que o Irã deseja ter relações amistosas, Khavanfekr enfatizou: 'Nossos inimigos são os Estados Unidos e o regime sionista (Israel)'.

Neste sentido, o assessor afirmou que o Irã é 'um país poderoso' e está preparado para dar uma resposta 'arrasadora' caso haja um confronto com os EUA e Israel, que ameaçaram atacar o território iraniano se Teerã não suspender seu programa nuclear. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaIrã - PaísPetróleo

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico