Mundo

Ahmadinejad diz que Irã não retrocederá em programa nuclear

O líder iraniano acusou a Aiea de 'perder seu prestígio' ao aceitar as pressões dos EUA e outros países ocidentais na redação do relatório sobre seu programa nuclear

Ahmadinejad negou que o Irã desenvolva armas nucleares e disse: 'nós somos inteligentes e não vamos construir duas bombas para enfrentar as 20 mil que os senhores têm' (Getty Images)

Ahmadinejad negou que o Irã desenvolva armas nucleares e disse: 'nós somos inteligentes e não vamos construir duas bombas para enfrentar as 20 mil que os senhores têm' (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 08h00.

Teerã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta-feira que seu país 'não retrocederá nem um pingo' em seu programa nuclear, em resposta ao relatório divulgado nesta terça-feira pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) que afirma que o Irã trabalhou nos últimos anos para desenvolver armas nucleares.

Segundo o site da rede de televisão oficial iraniana 'IRIB', em um discurso proferido na província de Chahar Mahaal e Bakhtiari, no sudoeste do Irã, Ahmadinejad acusou a Aiea de 'perder seu prestígio' ao aceitar as pressões dos Estados Unidos e outros países ocidentais na redação do relatório sobre seu programa nuclear.

O governante iraniano qualificou como 'absurdas' as acusações contidas no relatório, que atribuiu aos EUA, e pediu à Aiea que 'abandone esse caminho'.

O presidente voltou a negar que o Irã esteja tentando construir armas nucleares e destacou, em referência aos Estados Unidos: 'Nós somos inteligentes e não vamos construir duas bombas para enfrentar as 20 mil que os senhores têm'.

Em todo caso, Ahmadinejad apontou que o país continuará com seu programa nuclear, que as autoridades de Teerã insistem que tem exclusivamente fins pacíficos civis, e acrescentou que seu governo pretende construir um Irã 'mais próspero e mais avançado para entregá-lo à próxima geração'. 

Acompanhe tudo sobre:AIEAÁsiaDiplomaciaEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaIrã - PaísPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA