Mundo

Agência europeia cria grupo para estudar vacina contra Zika

A agência vai contatar quem já começou a trabalhar em vacinas e rever todos os dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública

Larvas do mosquito Aedes aegypti (MARCO GARRO/AFP)

Larvas do mosquito Aedes aegypti (MARCO GARRO/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2016 às 17h04.

A Agência Europeia do Medicamento anunciou hoje (8) a criação de um grupo de peritos sobre o vírus zika para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o vírus que está na origem de uma epidemia na América Latina.

“Não existe atualmente qualquer vacina ou tratamento capaz de proteger ou tratar a infeção pelo vírus, seja aprovado [pelas autoridades sanitárias] ou em fase de ensaios clínicos”, informou a agência europeia em comunicado.

O objetivo do grupo é permitir a pesquisa de medicamentos contra o vírus Zika, por meio de pareceres sobre as questões científicas e regulamentares. A agência vai contatar as sociedades farmacêuticas que já começaram a trabalhar em tratamentos ou vacinas e rever todos os novos dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública.

A decisão ocorre depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou, na última semana, a epidemia de “emergência de saúde pública de alcance mundial”. Transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, as autoridades sanitárias suspeitam que o Zika seja a causa de numerosos casos de deformações congênitas em bebês cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil é atualmente o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhão de infectados, seguindo-se a Colômbia, com 22.600 casos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasVacinasZika

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil